Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167508
Title: A participação favorece a implantação de um sistema integrado de produção de alimentos, na Etnia Xerente, Amazônia Legal, Brasil.
Authors: SILVA, A. P. da
MATAVELI, M.
UMMUS, M. E.
MUNOZ, A. E. P.
Affiliation: ADRIANO PRYSTHON DA SILVA, CNAT; MARCELA MATAVELI, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; ANDREA ELENA PIZARRO MUNOZ, CNPASA.
Date Issued: 2024
Citation: Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, v. 17, n. 1 e 2, p. 135-155, set. 2024.
Description: Visando construir um modelo integrado de produção de alimentos, realizou-se um mapeamento participativo com a brigada de incêndio da etnia Xerente, região central do Tocantins. O mapeamento revelou a rotina, os hábitos alimentares, as práticas extrativistas e agrícolas, assim como a possibilidade de novas cultivares em um sistema integrado de produção chamado “Sistemão”. Utilizaram-se técnicas como: Matriz de avaliação, Relógio de rotina, Diagrama de Venn, entrevistas e uma Devolutiva. A dinâmica ajudou os Xerentes a priorizar o cultivo de peixes, bananas e hortas como alternativa para a produção de alimentos, preservando o conhecimento tradicional e os hábitos alimentares. O período de dezembro a maio foi o mais recomendado para a implantação do “Sistemão”. A participação gerou uma maior integração entre a equipe técnica e o público-alvo, favorecendo um clima de confiança e contribuindo para o fortalecimento da governança e busca coletiva de melhores políticas públicas voltadas às etnias indígenas no Tocantins e na Amazônia Legal.
Thesagro: Segurança Alimentar
NAL Thesaurus: Food security
Keywords: Sistemão
Participação
DOI: 10.18542/raf.v17i1%20e%202.13423
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ParticipacaoFavoreceImplantacao.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace