Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167938
Title: Germinação de sementes de milho crioulo (Zea mays P.) com uso de biofertilizante liquido.
Authors: BITTENCOURT, C. N.
CÂNDIDO, A. de S.
PIMENTA, R. M. B.
CAMPOS, E. A.
VILAS BOAS, T. A.
LOPO, A. B.
SILVA, A. F.
Affiliation: CATARINA NUNES BITTENCOURT, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; ARIELSON DE SOUZA CÂNDIDO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; RÉRISON MAGNO BORGES PIMENTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; EDUARDO ABREU CAMPOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; TALITA ABREU VILAS BOAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; ALEXANDRE BOLEIRA LOPO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR, 1., 2024, São Paulo. Ecologia humana e agroecologia. Juazeiro: Univasf: São Paulo: UICLAP Editora, 2024.
Pages: p. 23-40.
Description: Os Biofertilizantesliquidos surgem como uma alternativa de baixo custo para os produtores na complementação nutricional do milho. É um bioinsumo de fácil obtenção, podendo ser produzido a partir materiais orgânicos encontrados na propriedade rural. Nesse sentido a realização de estudos sobre o uso do biofertilizante tornar-se a introdução deste insumo no manejo produtivo principalmente, de agricultores de base familiar. Este trabalho teve por objetivo avaliar a germinação de sementes de milho crioulo com uso de Biofertilizante liquido. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado (DIC) com cinco tratamentos e quatro repetições, em que os tratamentos pré germinativos consistiram em: T1 - embebição das sementes em água destilada, T2 - embebição das sementes em solução diluída do biofertilizante com concentração de 1,0%, T3= embebição das sementes em solução diluída do biofertilizante com concentração de 3,0%, T4= embebição das sementes em solução diluída do biofertilizante com concentração de 9,0% e T5= embebição das sementes em solução diluída do biofertilizante com concentração de 27,0%. Foram avaliados a taxa de germinação, comprimento raiz, hipocótilo e comprimento total, além do índice de velocidade de germinação. Foi constatada diferença estatística pelo teste F da ANAVA para o comprimento de raiz, hipocótilo e comprimento total, de modo que os tratamentos os melhores resultados foram observados quando as sementes foram embebidas em solução diluída do biofertilizante com concentração de 1,0% e 3,0% .
Thesagro: Biofertilizante
Milho
Agricultura Familiar
NAL Thesaurus: Agroecology
Keywords: Bioinsumos
Aproveitamento de resíduos
Agroecologia
Milho crioulo
Germinação de sementes
Biofertilizante liquido
Series/Report no.: (Livro 9)
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Germinacao-de-sementes-de-milho-crioulo.pdf3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace