Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168328
Title: Avaliação quanto a resistência a Mahanarva spectabilis (Hemiptera: Cercopidae) de genótipos de Pennisetum purpereum com potencial para produção de bioenergia.
Authors: CALSAVARA, L. A.
AUAD, A. M.
MACHADO, J. C.
RESENDE, T. T. de
CAMPAGNANI, M. O.
VERISSIMO, B. A.
Affiliation: LUIS AUGUSTO CALSAVARA; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL; TIAGO TEIXEIRA DE RESENDE, CNPGL; MICHELLE OLIVEIRA CAMPAGNANI; BRUNO ANTONIO VERISSIMO.
Date Issued: 2024
Citation: In: SANTANA, A. N.; VILA VERDE, D. dos S.; CHAGAS, F. M. B. das; MACHADO, D. C.; ALVES, D. O. (org.). Pesquisas agronômicas: aspectos gerais e avanços tecnológicos. Teresina: Wissen, 2024.
Pages: p. 131-136.
Description: O capim-elefante é uma promissora fonte de produção de biomassa para substituir as fontes de energia não renováveis; porém, a cigarrinha das pastagens Mahanarva spectabilis é um grande limitador do potencial produtivo dessa forrageira. O objetivo do estudo foi avaliar a resistência às ninfas da cigarrinha das pastagens, Mahanarva spectabilis, em genótipos de capim elefante, provenientes do Programa de Melhoramento de Capim-elefante da Embrapa, com aptidão para produção de bioenergia. O experimento foi conduzido em blocos inteiramente casualizados com 11 repetições e 10 tratamentos (genótipos) além de duas testemunhas. Em cada planta foram depositados seis ovos do inseto-praga próximos à eclosão da ninfa. Após 40 dias contabilizou-se o número de ninfas de primeiro a quinto instares vivas em cada vaso. Não houve diferenças significativas na sobrevivência ninfal do inseto-praga, quando ofertado os diferentes genótipos capim-elefante, com variação 33,5 e 86,5% na sobrevivência do inseto-praga. Dessa forma, os genótipos de capim-elefante com potencial para produção de bioenergia se mostraram suscetíveis ao ataque de M. spectabilis pelo mecanismo de antibiose. Pesquisas futuras devem buscar novos materiais com essa aptidão, porém com menor sobrevivência ninfal das cigarrinhas das pastagens.
Thesagro: Capim Elefante
Cigarrinha das Pastagens
Inseto
Praga
Planta Forrageira
Melhoramento Genético Vegetal
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-quanto-a-resistencia-a-Mahanarva-spectabilis.pdf4.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace