Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168787
Title: Aplicação de fósforo no crescimento e produtividade do feijoeiro em solos com alto e baixo teor de P.
Authors: FREDERICO, I. M. C.
BERTANI, R. M. DE A.
SOARES, A. DE A. V.
KANO, C.
FISCHER, I. H.
SILVA, M. DE A.
Affiliation: ISADORA MALVEIRA COSTA FREDERICO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; ROSEMARY MARQUES DE ALMEIDA BERTANI, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; ANELISA DE AQUINO VIDAL SOARES, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; CRISTIAINI KANO, CNPM; IVAN HERMAN FISCHER, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; MARCELO DE ALMEIDA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Date Issued: 2024
Citation: In: ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO, 5., 2024, Botucatu. Avanços e novas tecnologias na Ciência do Solo: anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2024.
Pages: 1 p.
Description: A disponibilidade de fósforo (P) é influenciada por diversos atributos do solo, afetando a resposta da cultura do feijão à aplicação de P. Foi conduzido um experimento em ambiente protegido na APTA/URPD Bauru com o objetivo de avaliar a aplicação de P no crescimento e produtividade do feijoeiro em solos com alto e baixo teor de P. Foram estudados três níveis de fornecimento de P (superfosfato triplo): sem P, metade da recomendação e aplicação recomendada de P, em dois solos com textura argilosa. Os solos com alto teor de P (440 g kg-1 de argila) e baixo teor de P (360 g kg-1 de argila) apresentavam 0,62 mg g-1 e 0,76 mg g-1 de Capacidade Máxima de Adsorção de Fosfato (CMAP), respectivamente. Para a dose recomendada de P, a maior altura foi observada no solo com alto teor de P, enquanto a menor altura ocorreu no solo com baixo teor. Em relação ao diâmetro do caule, os maiores valores foram proporcionados pelo solo com baixo teor de P na metade da dose recomendada. A maior massa seca das plantas foi observada no solo com baixo teor de P, enquanto no solo com alto teor de P, a massa seca foi menor nas doses de P aplicadas. O índice de cor verde e a produtividade não apresentaram diferenças significativas entre as doses e os solos. Conclui-se que o solo com baixo teor de P, devido ao seu maior valor de CMAP, teve maior influência da fração argila, reduzindo a resposta à adubação fosfatada para o crescimento das plantas. Esta alteração na dinâmica do P no solo fez com que as doses utilizadas fossem insuficientes para aumentar a produtividade da cultura. Assim, destaca-se a importância de considerar a CMAP e outros atributos do solo ao planejar a adubação fosfatada.
Keywords: Capacidade Máxima de Adsorção de Fosfato
Feijão comum
ISSN: 2966-3814
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6270.pdf257.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace