Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169381
Title: Restabelecimento de processos de conservação em área savânica sob regeneração natural – 30 anos.
Authors: ARAÚJO, J. B. C. N.
SILVA, T. R.
ARANTES, C. S.
AQUINO, F. de G.
VILELA, M. de F.
SOUZA-SILVA, J. C.
Affiliation: JULIANA B. C. N. ARAÚJO, GIZ BRASIL; TAMILIS R. SILVA, GIZ BRASIL; CAROLINA S. ARANTES, GIZ BRASIL; FABIANA DE GOIS AQUINO, CPAC; MARINA DE FATIMA VILELA, CPAC; JOSE CARLOS SOUSA SILVA, CPAC.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 74., 2024, Brasília, DF. Botânica Brasileira celebrando a diversidade: livro de resumos. Brasília, DF: Sociedade Botânica do Brasil, 2024.
Pages: p. 1512
Description: Indicadores são ferramentas importantes para monitorar áreas em processo de restauração ecológica, auxiliando na identificação das condições ambientais, dos estágios de sucessão da vegetação e no direcionamento das ações para manejo adaptativo. O objetivo do trabalho foi avaliar o restabelecimento dos processos de conservação em área sob regeneração natural, por meio do levantamento de indicadores, utilizando o Protocolo de Monitoramento da Recomposição da Vegetação Nativa no DF. Localizado na Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), o fragmento de formação savânica, avaliado em 10 ha, possui histórico de uso relacionado à pecuária, agricultura, queimadas eventuais e retirada da camada superficial do solo. De forma a contribuir com os processos de regeneração e recuperação, a área foi cercada há mais de 30 anos. Os indicadores avaliados foram: cobertura (total, espécies exóticas, gramínea exótica, espécie lenhosa nativa e gramínea nativa), densidade de indivíduos nativos regenerantes e número de espécies nativas regenerantes, em cinco parcelas amostrais (25 m x 4 m) distribuídas de forma aleatória. A cobertura foi estimada utilizando o método de interceptação de pontos em linha, enquanto que a densidade (altura ≥ 0,3 m e ≤ 2 m) e riqueza de regenerantes foram registrados na parcela. A área amostrada apresenta, predominantemente, cobertura da espécie exótica Andropogon gayanus Kunth (86%) e 4% de espécies nativas. Nas parcelas, foram identificados 197 indivíduos regenerantes, distribuídos em 18 famílias e 33 espécies, entre árvores, arbustos, subarbustos, lianas e ervas. As famílias com maior frequência foram Fabaceae, Asteraceae e Rubiaceae. Foram estimados 3.940 indivíduos regenerantes por hectare. A espécie nativa de maior riqueza foi Stylosanthes sp. Sw (Fabaceae). Os indicadores mostraram que a área necessita de intervenções diferenciadas para controlar a população do capim exótico, de modo a permitir o aumento da cobertura de espécies nativas. Os parâmetros relacionados à densidade de regenerantes e riqueza de espécies nativas indicam que a área apresenta potencial de regeneração natural. A regeneração com manejo das plantas competidoras, química ou mecanicamente, e o enriquecimento com sementes ou mudas de espécies nativas irão auxiliar a recuperação da área.
Thesagro: Espécie Nativa
Cerrado
Planta Exótica
Conservação
Regeneração Natural
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAC-Restabelecimento-de-processos-de-conservacao.pdf140.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace