Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170695
Title: Variabilidade espacial de atributos do solo e da vegetação em sistemas integrados de produção.
Authors: LAURENTI, N.
RODRIGUES, J.
GUIMARAES, E. da S.
PEZZOPANE, J. R. M.
BERNARDI, A. C. de C.
Affiliation: NICOLLE LAURENTI, BEMAGRO S.A.; JOSIANE RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; EDILSON DA SILVA GUIMARAES, CPPSE; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Date Issued: 2024
Citation: In: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de Precisão - um novo olhar na era digital. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2024. cap. 84. p. 762-772.
Description: O fornecimento balanceado de nutrientes é fator-chave para a intensificação dos sistemas agropecuários e, nesse sentido, as ferramentas de agricultura de precisão podem ser utilizadas a fim de permitir a identificação de zonas homogêneas e heterogêneas em uma determinada área e, consequentemente, possibilitando definir estratégias de manejo mais eficientes. O objetivo do trabalho foi estudar a variabilidade espacial de atributos do solo e da vegetação em sistemas integrados de produção pecuária com o componente arbóreo, utilizando para isso o processo de interpolação espacial pelo Inverso da distância ponderada. O trabalho foi realizado numa área que compreende um sistema de integração pecuária-floresta (IPF) e um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) da Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos/SP. Os atributos do solo avaliados, em 2021, foram: matéria orgânica (MO), capacidade de troca catiônica (CTC), areia, argila (atributos avaliados nas profundidades 0-0,2 m e 0,2-0,4 m), resistividade elétrica (RE) (avaliada nas profundidades 0-0,5 m, 0-1,0 m e 0-2,0 m), e os atributos da vegetação foram: altura, diâmetro à altura do peito (DAP) e volume de árvores de eucalipto, sendo que os atributos da vegetação foram avaliados em abril de 2021 e abril de 2022. Os resultados indicaram que os valores dos parâmetros de fertilidade do solo foram adequados ao desenvolvimento da cultura e apresentaram baixa variabilidade espacial. As análises de solo indicaram baixa acidez, altos teores de matéria orgânica, teores médios de fósforo, potássio e capacidade de troca catiônica e altos teores de cálcio, magnésio e saturação por base. Entretanto, foram observados locais com maior variabilidade espacial para cálcio, refletindo variabilidade na capacidade de troca catiônica e saturação por base. A granulometria e a resistividade elétrica do solo apresentaram baixa variabilidade espacial na camada superficial. Mesmo sem diferenças nas propriedades do solo, houve diferença de 15% no maior volume de madeira no sistema IPF em comparação ao ILPF.
Thesagro: Agricultura Sustentável
Keywords: Interpolação espacial
Sistemas integrados
ILPF
ISBN: 978-65-86819-38-0
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VariabilidadeEspacialAtributos.pdf6.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace