Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171381
Title: Teores de trigonelina, cafeína e ácidos clorogênicos em cafés Coffea canephorahíbridos intervarietais naturais cultivados na Amazonia Ocidental.
Authors: FRANCISCO, J. S.
ALMEIDA, I. F. de
PORTELA, C. da S.
ALVES, E. A.
ROCHA, R. B.
MORI, A. L. B.
BENASSI, M. de T.
Affiliation: JULYENE SILVA FRANCISCO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; ISABELA FERNANDA DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; CLAUDIMARA DA SILVA PORTELA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; ENRIQUE ANASTACIO ALVES, CPAF-RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CNPCA; ANDRÉ LUIZ BUZZO MORI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; MARTA DE TOLEDO BENASSI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
Date Issued: 2024
Citation: Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 7, 2024.
Pages: 18 p.
Description: Considerando a limitação de dados na literatura para cafés da espécie C. canephora, oobjetivo do trabalho foi estudar o perfil de compostos bioativos hidrossolúveis (trigonelina, cafeína e ácidos clorogênicos) de cafés híbridos intervarietais cultivados no estado de Rondônia, Brasil. Foram estudados dois genótipos (clones 05 e 66) resultantes da hibridação natural a campo das variedades Conilon e Robusta. As amostras foram provenientes de seis ambientes de cultivo na Amazônia Oriental (Alto Alegre dos Parecis, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia D'Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura e Alto Paraíso). Os teores de trigonelina, cafeína, ácidos clorogênicos totais (ACG) e 5-ACQ (principal isômero dos ACG) variaram, respectivamente, de 338 a 512 mg 100g-1, 1885 a 2862 mg 100 g-1, 1679 a 2911 mg 100 g-1e 474 a 947 mg 100 g-1. Os genótipos apresentaram bom perfil de compostos bioativos, mas os teores de trigonelina, cafeína e ácidos clorogênicos variaram com o genótipo e local de cultivo. Para cafeína e ácidos clorogênicos (5-ACQ e ACG totais) observou-se interação entre genética e ambiente. De forma geral, entre os ambientes estudados, Porto Velho apresentou menor variabilidade na composição dos genótipos. Considerando o teor de compostos bioativos, destaca-se o potencial do clone 05 para cultivo em São Miguel do Guaporé e Alto Alegre dos Parecis e do clone 66, para Nova Brasilândia D'Oeste e Alto Paraíso.
Thesagro: Coffea Canephora
Hibrido
NAL Thesaurus: Trigonelline
Caffeine
Chlorogenic acid
Bioactive compounds
ISSN: 1696-8352
DOI: https://doi.org/10.55905/oelv22n7-295
Notes: Título em inglês: Trigonelline, caffeine, and chlorogenic acids contents in Coffea canephoraintervarietal natural hybrids from Western Amazon.
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teores-de-trigonelina.pdf478.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace