Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172663
Title: Valor nutricional do triticale (“X Triticosecale” Wittimack) para uso como silagem na Zona da Mata de Minas Gerais.
Authors: OLIVEIRA, J. S. e
LOPES, F. C. F.
BRAGA, R. A. N.
MOTTA, A. C. S.
DUQUE, A. C. A.
LANES, E. C. M. de
ALMEIDA, E. J. D. de
RODRIGUES, G. S.
PEREIRA, J. da C.
CARMO, S. G.
RAMOS, C. R.
Affiliation: JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; ROSA AMÉLIA NAZARÉ BRAGA; ANA CLARISSA SOUZA MOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ANNA CAROLYNE ALVIM DUQUE, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; ÉDER CRISTIAN MALTA DE LANES, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; EMERSON JOSÉ DORNELAS DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; GUSTAVO SOARES RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; JISLENY DA CRUZ PEREIRA, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; SARITA GONÇALVES CARMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CLAUDIO RIBEIRO RAMOS, CNPGL.
Date Issued: 2006
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
Description: O triticale (“X Triticosecale” Wittimack) é uma gramínea obtida do cruzamento entre espécies de trigo (“Triticum” spp.) e de centeio (“Secale” spp.). Foi objetivo deste trabalho avaliar, em cultivo irrigado durante o inverno, o efeito da idade de corte do triticale sobre o valor nutricional da forragem e sobre os padrões de fermentação e de qualidade da sua silagem. O experimento foi instalado (29/06/95) no Centro Federal de Educação Tecnológica (Rio Pomba, MG), sendo avaliadas seis idades de corte para ensilagem do triticale (83; 90; 97; 104; 111 e 118 dias), em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Houve incremento de 0,26 e decréscimo de 0,12 unidades porcentuais, respectivamente, nos teores de matéria seca (MS) e de proteína bruta (PB) da silagem, para cada dia adicional na idade de corte, sendo os maiores teores de MS (27,3 a 27,7%) obtidos de plantas cortadas aos 104 e 118 dias. Os teores de PB variaram de 17,2 a 12,8%. Foi observado decréscimo de 0,03 unidades no pH das silagens para cada dia adicional na idade de corte do triticale. Os menores valores de pH (3,6 a 3,8) e a menor taxa de proteólise (5,9 a 13,2% de N amoniacal/N total) foram observados de 97 a 118 dias de crescimento das plantas. Os parâmetros de degradação ruminal “in situ” da MS da forragem verde variaram de 82,2 a 91,7% (degradabilidade potencial), de 1,9 a 3,3%/h (taxa de degradação), e de 40,5 a 52,9% (degradabilidade efetiva, sob taxa de passagem no rúmen de 5%/h).
Thesagro: Forragem
Composição Química
Crescimento
Fermentação
Ruminante
Keywords: Degradabilidade ruminal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valor-nutricional-do-triticale-para-uso-como-silagem.pdf23.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace