Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172710
Title: Avaliação de forrageiras em sistema irrigado e de sequeiro em área de cerrado de Minas Gerais.
Authors: VIANA, M. C. M.
FREIRE, F. M.
PURCINO, H. M. A.
MACEDO, G. A. R.
ANDRADE, C. de L. T. de
FERREIRA, J. J.
Affiliation: MARIA CELUTA M. VIANA, EPAMIG; FRANCISCO M. FREIRE, EPAMIG; HORTÊNCA M. A. PURCINO, EPAMIG; GERALDO A. R. MACÊDO, EPAMIG; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; JOSÉ JOAQUIM FERREIRA, EPAMIG.
Date Issued: 2006
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
Description: Um dos grandes problemas da pecuária de leite e corte está relacionado com a estacionalidade da produção forrageira na época seca. Uma das opções para minimizar este efeito é a utilização da irrigação. Com o objetivo de avaliar a influência da irrigação sobre o crescimento, produção e qualidade nutricional de algumas forrageiras, foram conduzidos dois experimentos (com e sem irrigação), em área de Cerrado. Foram avaliados “Cynodon” sp cv. Tifton 85, “Pennisetum purpureum” cv. Pioneiro; “Brachiaria decumbens” cv. Basilisk, “Brachiaria brizantha” cv. Marandu e o “Panicum maximum” cvs. Tanzânia e Mombaça. Na época das águas, as diferenças em altura de planta foram devido ao hábito de crescimento de cada espécie. Os maiores teores de MS e PB foram registrados para as cultivares Tifton 85 e Pioneiro, respectivamente. A irrigação aumentou em 13,4 % a produção de MS na época das águas, sendo as maiores produções dos capins Pioneiro e Tifton 85. Na época seca, as Braquiárias e o Tifton 85 tiveram seus desenvolvimentos praticamente paralisados e não foram cortados em julho e agosto no sistema irrigado, indicando que outros fatores além da água afetaram o desenvolvimento das plantas. No sistema de sequeiro, os capins Tifton 85, Braquiária, Marandu, Tanzânia e Mombaça não foram cortados em julho, agosto e outubro.Na época seca a irrigação proporcionou incrementos de 87% na produção de massa. Entretanto, a contribuição deste período na produção anual de massa foi de 23%.
Thesagro: Irrigação
Temperatura
Keywords: Produção estacional
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-de-forrageiras-em-sistema-irrigado.pdf24.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace