Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172995
Title: Desenvolvimento inicial de Dilodendron bipinnatum Radkl. em diferentes condições de sombreamento em viveiro.
Authors: AMORIM, C. E. G.
RAMOS, K. M. O.
FELFILI, J. M.
FAGG, C. W.
SOUZA-SILVA, J. C.
FRANCO, A. C.
Affiliation: C. E. G. AMORIM, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; K. M. O. RAMOS, UNIVERSIDADEDE BRASÍLIA; J. M. FELFILI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; C. W. FAGG, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; JOSE CARLOS SOUSA SILVA, CPAC; A. C. FRANCO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Date Issued: 2003
Citation: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 54.; REUNIÃO AMAZÔNICA DE BOTÂNICA, 3., 2003, Belém, PA. Desafios da botânica brasileira no novo milênio: inventário, sistematização, conservação e uso da biodiversidade vegetal: anais. Belém, PA: Sociedade Botânica do Brasil: Universidade Federal Rural da Amazônia: Museu Paraense Emílio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, 2003.
Pages: 1 p.
Description: Dilodendron bipinnatum, Sapindaceae, é uma espécie semidecídua que ocorre em florestas estacionais. O trabalho foi desenvolvido do Viveiro Florestal da FAL/UnB e tem como objetivo o estudo do comportamento dessa espécie em diferentes condições lumínicas. Foram utilizadas as condições de pleno sol e 50%, 70% e 90% de sombreamento, em casas de vegetação teladas, analisando o efeito dessas condições nas seguintes variáveis: altura do caule, diâmetro do coleto, número de folhas e folíolos. As medições foram realizadas bimensalmente, totalizando 7 medições. No fim do experimento foi medida a matéria seca aérea e subterrânea e o comprimento da raiz. O experimento foi inteiramente casualizado com 25 repetições por tratamento. Os indivíduos sob 90% de sombreamento apresentaram maior crescimento em altura, atingindo 10,52 cm no último mês. O sombreamento parece não afetar os valores de biomassa total, de diâmetro do coleto ou de comprimento de raiz, que não apresentaram diferenças significativas comparando-se cada tratamento, porém nota-se um maior investimento em estruturas aéreas em detrimento do desenvolvimento da raiz na condição de 90% de sombreamento que apresenta razão biomassa raiz/parte aérea igual a 3,44, cerca de 2 vezes menor que o valor encontrado para as plântulas sob 70% de sombreamento (7 ,46). Há um declínio no número de folhas e folíolos desde o início do experimento. O desenvolvimento da espécie foi menor sob 90% de sombreamento, porém os indivíduos demonstraram ter grande capacidade de aclimatação aos diversos ambientes, indicando que a espécie pode ser usada em programas de recuperação desde fases iniciais a fases mais avançadas de sucessão. Para a produção de mudas em viveiros recomenda-se seu plantio em condições de pleno sol a 70% de sombreamento.
Thesagro: Sombreamento
Viveiro Florestal
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimento-inicial-de-dilodendron.pdf394.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace