Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173300
Title: Atividade estral de ovelhas submetidas à suplementação de curta duração à base de palma forrageira.
Authors: SILVA, J. N. P. da
VALADARES, h. l. b.
ALMEIDA, M. C. R. de
SILVA FILHO, J. R. V. da
NOGUEIRA, D. M.
VOLTOLINI, T. V.
Affiliation: JENNIFER NANDES PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; HORTÊNCIA LORENA BRITO VALADARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; MIRNA CLARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA, UNIVERSIADDE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; JOSÉ RENALDO VILAR DA SILVA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; DANIEL MAIA NOGUEIRA, CPATSA; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 18., 2024, Aracaju. Pecuária digital e sustentabilidade na produção animal: resumos. Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal, 2024.
Description: A inclusão de dietas ricas em energia e/ou proteínas tem impacto significativo na atividade reprodutiva [1]. O uso da palma forrageira na alimentação pode influenciar positivamente na reprodução e no peso corporal [2]. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o intervalo entre a retirada do PRIMER, dispositivo utilizado na sincronização do estro, e o início do estro de ovelhas mestiças Santa Inês submetidas à suplementação de curta duração com palma orelha de elefante. Foram utilizadas 30 ovelhas de diferentes ordens de parto, com peso médio de 40kg, divididas em dois grupos: 1) Controle, composto por ovelhas mantidas em pastagem de Panicum repens, e 2) Palma, ovelhas a pasto e 300g de suplementação concentrada contendo palma forrageira, a qual foi foi composta por palma (20%), milho grão moído (53%), farelo de trigo (13%) e farelo de soja (14%). Foi ofertada uma suplementação durante 9 dias associada a um protocolo hormonal descrito por Nogueira et al. [1]. A observação do estro iniciou após a retirada do PRIMER (Dia 9) em intervalos de 12 horas por período de 60 horas utilizando um rufião. Foi utilizada a Análise de Variância, seguida do teste de t (Fisher). A manifestação do estro foi observada em 80% (12/15) e 93% (14/15) das ovelhas (P>0,05), e o intervalo entre a retirada do PRIMER e o início do estro foi de 23 ± 5h e de 29 ± 14h (P>0,05) para os grupos Controle e Palma, respectivamente. A suplementação com concentrado à base de palma não foi suficiente para promover um benefício adicional significativo no comportamento estral das ovelhas em comparação ao grupo Controle [3]. A boa oferta de forragem e qualidade da pastagem foi suficiente para manter o bom estado nutricional e reprodutivo das ovelhas após o protocolo de sincronização do estro. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a suplementação concentrada de palma forrageira pode ser dispensada quando as ovelhas são mantidas em pastagem de boa qualidade.
Thesagro: Palma Forrageira
Ovelha
Nutrição Animal
Reprodução Animal
NAL Thesaurus: Animal nutrition
Opuntia stricta
Keywords: Atividade estral
Estro
Pequenos ruminantes
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace