Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173373
Title: Substratos para o crescimento de mudas em genótipos de camucamuzeiro.
Authors: FRANCO, E. C.
NASCIMENTO, W. M. O. do
SANTOS, C. X. dos
SILVA, L. R. de L.
Affiliation: ESTER COSTA FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; CAIO XAVIER DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; LUCAS ROZENDO DE LIMA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Date Issued: 2024
Citation: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 17.; FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL, 8., 2024, Castanhal. [Anais...]. Castanhal, 2024.
Pages: 11 p.
Description: O camucamuzeiro (Myrciaria dubia), nativo da Amazônia, é valorizado por sua alta concentração de vitamina C. Embora a produção de mudas por sementes seja comum, a propagação assexuada por enxertia é mais adequada para pomares comerciais devido à segregação gênica nas plantas de sementes. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes tipos de substratos no crescimento de mudas em dois genótipos de camucamuzeiro. O experimento foi realizado no viveiro da Embrapa Amazônia Oriental, com utilização de dois genótipos de camucamuzeiro (Cpatu-3 e Cpatu-6). Os recipientes foram preenchidos com os seguintes substratos: A) 60% solo vegetal + 40% de cama de aviário, B) 30% solo vegetal + 20% resíduo vegetal + 20% barro + 30% de NPK (10.28.20), C) 30% solo vegetal + 30% barro + 30% esterco de catitu + 10% NPK (10.28.20), D) 30% solo vegetal + 30% barro + 15% resíduo vegetal + 15% esterco de catitu + 10% NPK (10.28.20). As plântulas foram transplantadas para vasos com e mantidas em viveiro coberto por até 180 dias. O crescimento dos genótipos foi avaliado a cada 60 dias, medindo altura e diâmetro do coleto. O delineamento inteiramente casualizado envolveu esquema fatorial com dois fatores (genótipos x substratos), totalizando oito tratamentos com quatro repetições. Análises de variância e comparações de médias foram realizadas utilizando-se o programa RStudio. Os melhores substratos para o crescimento das mudas de camucamuzeiro foram os substratos B e D. O substrato A com 40% de (CA) foi o menos eficaz no desenvolvimento das mudas. Houve interação significativa entre os tipos de substratos e os genótipos avaliados para a altura das mudas. Com os resultados obtidos pode-se concluir que: os substratos B e D favorecem o crescimento em altura das mudas de camucamuzeiro, no genótipo Cpatu-3. Em relação ao diâmetro do coleto, as mudas produzidas nos substratos B, C e D têm as maiores médias para os dois genótipos de camucamuzeiro avaliados.
Thesagro: Camu Camu
Myrciaria Dubia
Resíduo Orgânico
Altura
Diâmetro
Esterco
Keywords: Esterco de catitu
Resíduo vegetal
Notes: XVII SICOOPES.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUBSTRATOS-PARA-O-CRESCIMENTO.pdf969.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace