Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173547
Title: Efeito do tratamento de sementes com fungicidas na sanidade de plantas de soja e produtividade de grãos
Authors: WRUCK, D. S. M.
RAMOS JUNIOR, E. U.
RISPOLI, A. C.
KUDLAWIEK, K.
HENNING, F. A.
VERSARI, L. R.
PINTO, A. P. A. C.
STRAPAZZON, A. S.
SANTOS, F. F.
AZEVEDO, J. M. P. M.
XAVIER, M. F.
SANTOS, S. P.
FIORINI, T. M.
CONSTANTINO, E. J.
FENNER, K. R.
REIS, V. E. S.
CLAMER, E. L. B.
WRUCK, T. M.
RAMOS, B. M.
CRIALESI, R. M. S.
Affiliation: DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; FASIPE; FUNDAÇÃO MATO GROSSO; FERNANDO AUGUSTO HENNING, CNPSO; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; FASIPE; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SINOP; FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SINOP; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; FASIPE; EPR CONSULTORIA E PESQUISA; FASIPE; FASIPE; FASIPE; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; FASIPE.
Date Issued: 2024
Citation: In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA, 39., 2024, Londrina. Resumos expandidos... Londrina: Embrapa Soja, 2024. resumo 23, p. 87-89.
Description: Resumo: A finalidade do tratamento de sementes com fungicidas é oferecer uma melhor proteção as plântulas nas duas primeiras semanas após o plantio. Evitando a deterioração das sementes por fungos de solo e protegendo a parte aérea nesse período que pode ser determinante para a produtividade final da lavoura. No Brasil os principais fungos transmitidos pelas sementes que podem causar redução significativa na produção e qualidade de grãos de soja são: Phomopsis spp., Colletotrichum truncatum, Cercospora kikuchii, Cercospora sojina, Sclerotinia sclerotiorum, Fusarium semitectum, Rhizoctonia solani, e fungos de armazenamento como o Aspergillus spp. e Penicillium spp. (Goulart, 1997). O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do tratamento de sementes com fungicidas na sanidade da parte aérea de plantas de soja e produtividade de grãos.
Thesagro: Semente
Soja
Fungicida
Produtividade
Grão
NAL Thesaurus: Soybeans
Seed treatment
Series/Report no.: (Embrapa Soja. Eventos técnicos & científicos, 3)
Notes: Organização da publicação: Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Claudine Dinali Santos Seixas. RPS 2024.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace