Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173954
Title: Perfil de ácidos graxos de amostras de carne de bovinos, castrados ou não castrados, de diferentes grupos genéticos, terminados à pasto ou em confinamento.
Authors: CRUZ, G. M. D.
TULLIO, R. R.
SAMPAIO, A. A. M.
SOUZA, P. A. DE
ALENCAR, M. M. de
Affiliation: GERALDO MARIA DA CRUZ, CPPSE; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; ALEXANDRE AMSTALDEN MORAES SAMPAIO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; PEDRO ALVES DE SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Date Issued: 2004
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Campo Grande, MS: SBZ, 2004.
Pages: 4 p.
Description: O objetivo foi verificar as diferengcas no perfil de acidos graxos (AG) em musculo “Longissumus” de 66 bovinos dos grupos genéticos (GG) Nelore e cruzados Canchim x Nelore, Angus x Nelore e Simental x Nelore, distribuidos em dois regimes alimentares e duas condigdes sexuais. Amostras liofilizadas e moidas com gelo seco foram mantidas congeladas para extração dos lipidios totais e metilação dos triacilgliceréis. Os AG foram determinados com cromatégrafo equipado com detector de ionizagdo de chama e coluna capilar de silica fundida, utilizando hidrogénio como gas de arraste. Os principais picos foram identificados por comparação dos tempos de retengdo com os do padrao de ésteres metilico de acidos graxos. O efeito do regime alimentar foi significativo para a maioria dos acidos graxos analisados. Os GG mostraram efeito para 14:0, 14:1, 16:1 e 17:0. Os animais não castrados e terminados a pasto apresentaram 12,75% de acidos graxos polinsaturados totais (PUFA), sendo maior que os demais grupos testados (7,91%). A relação PUFA/acidos graxos saturados totais foi maior para os animais não castrados terminados a pasto (0,30) do que para os animais castrados confinados (0,16), ndo castrados confinados (0,19) e castrados terminados a pasto (0,19). Os acidos 16:0, 18:0, 18:1"n"9 e 18:2'n"6 foram predominantes dentro do perfil de acidos graxos deste estudo. O resultado da relação “n"6:"’n"3 foi de 1,98 para os animais terminados a pasto e 2,85 para os animais terminados em confinamento.
Keywords: Acidos graxos saturados
Acidos graxos monoinsaturados
Acidos graxos polinsaturados
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerfilAcidosGraxos.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace