Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174265
Title: Efeito de extratos botânicos da Caatinga na sobrevivência de larvas de Crisopídeo.
Authors: SILVA, T. R. F. C.
CARVALHO, M. M. P.
SILVA, E. T. de B.
EVANGELISA, F. de A. A. S.
COSTA-LIMA, T. C. da
Affiliation: TÂNIA REJANE FERRO CARVALHO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; MARÍLIA MICKAELE PINHEIRO CARVALHO; ÉLYA THAÍS DE BARROS SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FRANCISCO DE ASSIS ALEXANDRE SANTIAGO EVANGELISTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA, CPATSA.
Date Issued: 2025
Citation: In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS, 1., 2024, Juazeiro, BA. Anais... Juazeiro, BA: UNIVASF: Universidade do Estado da Bahia, 2025.
Pages: p. 71-72.
Description: A dinâmica populacional de insetos-praga e de seus inimigos naturais tem sido influenciada pelas mudanças climáticas que associada ao uso inadequado de agroquímicos tem resultado em grandes perdas econômicas, ambientais e sociais. Diante desse cenário é preciso prospectar ações eficazes, ambientalmente seguras e compatíveis, como o uso de inseticidas botânicos e o controle biológico. Assim, o estudo teve como objetivo avaliar a sobrevivência de larvas de segundo ínstar de Chrysoperla externa em função da aplicação de extrato aquoso de duas espécies de plantas da Caatinga. Os tratamentos utilizados foram: extrato de pereiro (Aspidosperma pyrifolium) (5%); extrato de juazeiro (Ziziphus joazeiro) (5%); e água destilada (controle). Para o preparo dos extratos foram coletadas folhas das espécies, as quais foram higienizadas e secas em estufa de circulação de ar forçada a 50°C por 30 minutos. Foram aplicados quatro microlitros dos tratamentos individualmente nas larvas e transferidas para uma placa de Petri (9 cm de diâmetro) contendo papel filtro e ovos da traça Ephestia kuehniella, para alimentação das larvas. As placas foram mantidas em condições controladas (25 ± 1 °C, 70 ± 10% UR e 12 horas de fotofase). Avaliou-se a sobrevivência larval de C. externa (%), após 48 horas da aplicação dos extratos. O delineamento foi inteiramente casualizado (DIC) com três tratamentos e 50 repetições cada. Os dados foram analisados pelo teste não paramétrico Kruskal-walis e as médias confrontadas pelo teste de multicomparação de Dunn (p<0,05). O extrato de pereiro acarretou uma menor sobrevivência das larvas dos crisopídeos (88%) em relação aos demais tratamentos que alcançaram 100% de sobrevivência. Portanto, todos os tratamentos apresentaram elevada sobrevivência das larvas de C. externa, sendo possível o uso conjunto dos extratos botânicos (A. pyrifolium e Z. joazeiro) com a ação predatória de larvas de C. externa para o controle de pragas.
Thesagro: Caatinga
Controle Biológico
Inseto
Praga
Inseticida
Inseticida de Origem Vegetal
Óleo Vegetal
NAL Thesaurus: Chrysoperla externa
Biological control
Biological control agents
Keywords: Seletividade à inseticidas
Extrato de juazeiro
Extrato de pereiro
Plantas da Caatinga
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeito-de-extratos-botanicos-da-Caatinga-na-sobrevivencia-de-larvas-de-crisopideo..pdf150.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace