Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174837
Title: Desempenho de cordeiros da raça Santa Inês alimentos em sistemas de comedouros seletivos com diferentes níveis de concentrado.
Authors: SANTANA NETO, J. A.
MUNIZ, E. N.
VASCONCELOS, A.
RANGEL, J. H. de A.
SA, C. O. de
SA, J. L. de
SILVA, A. V. C. da
Affiliation: JOSE ADELSON SANTANA NETO; EVANDRO NEVES MUNIZ, CPATC; ALCIDCLEI VASCONCELOS; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC; CRISTIANE OTTO DE SA, CPATC; JOSE LUIZ DE SA, CPATC; ANA VERUSKA CRUZ DA SILVA MUNIZ, CPATC.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009. Não paginado. ZOOTEC 2009.
Description: O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho de cordeiros criados em sistema de comedouros seletivos (creep feeding) com diferentes níveis de concentrado. Foram utilizados 33 cordeiros da raça Santa Inês em três tratamentos: fornecimento de 0,8% do peso vivo em concentrado; fornecimento de 1,6% do peso vivo e ad libitum. O concentrado era composto por milho, farelo de soja e calcário calcítico e os cordeiros também tiveram acesso a silagem de milho, fornecida a vontade. As fêmeas (mães) foram alimentadas em confinamento e tiveram acesso a silagem de milho a vontade e foi fornecido concentrado (1 % do peso vivo). O período experimental foi de 42 dias, sendo feitas as pesagens de 21 em 21 dias, após adaptação de 10 dias. Foram avaliados peso vivo, ganho médio diário de peso dos cordeiros e ovelhas e o consumo de concentrado dos cordeiros. O tratamento ad libitum teve maior ganho médio diário que os demais (P<0,05), encontrando-se valores de 384g/dia. Não houve diferença significativa (P>0,05) entre os tratamentos onde foi fornecido 0,8% e 1,6% de concentrado para os cordeiros. O ganho de peso das fêmeas situou-se entre 114 e 147g/dia, não apresentando diferença significativa (P>0,05).
Thesagro: Cordeiro
Alimentação
Sistema de Alimentação
Comedouro
Raça
Keywords: Raça Santa Inês
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desempenho-de-cordiros-da-raca-Santa-Ines.2009.pdf106.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace