Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175692
Title: Influência de épocas de semeadura e adubações na produção de matéria seca e grãos em plantas de arroz.
Authors: PARRY, M.
VIELHAUER, K.
KATO, M. do S. A.
CARVALHO, J. G. de
Affiliation: M. PARRY, MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI; K. VIELHAUER, ZENTRUM FÜR ENTWICKLUNGSFORSCHUNG; MARIA DO SOCORRO ANDRADE KATO, CPATU; J. G. DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Date Issued: 2008
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: SBCS: Embrapa Soja: IAPAR: UEL, 2008. FertBio 2008.
Description: Como alternativa para cultivos nos trópicos úmidos recomenda-se a adoção de práticas culturais que simulem os ciclos dos nutrientes da vegetação nativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de épocas de semeadura e adubações na produção de matéria seca e grãos em plantas de arroz (Oriza sativa L.) sob cobertura morta. O trabalho foi desenvolvido em propriedade de pequeno agricultor, localizado no Município de Igarapé-Açu (PA). A cobertura morta foi obtida com a trituração da vegetação secundária. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, com os tratamentos dispostos no esquema de parcelas subdivididas. Nas parcelas foram testadas quatro épocas de preparo de área, nas subparcelas, dois níveis de adubação. As produções de grãos obtidas pelas épocas de semeaduras 1 e 2, foram respectivamente superiores em 12 e 8% à produção média do Pará. Houve um comportamento diferenciado para as produções de grãos das épocas 3 e 4. As boas produções observadas nestas duas semeaduras podem ter sido influenciadas pelo plantio anterior de feijão caupi, através de um fornecimento extra de N ao sistema. A época 3 foi 43% superior à produção média das épocas de plantio 1 e 2, 57% superior à média estadual e 30% inferior à nacional do ano de 1999. O preparo de área realizado em outubro (Época 3) proporcionou as maiores produções de arroz. A adubação 2 com maior nível de P, proporcionou incrementos na ordem de 15% na produção de grãos de arroz.
Thesagro: Arroz
Oryza Sativa
Matéria Seca
Adubação
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INFLUENCIA-EPOCAS-SEMEADURA-ARROZ.pdf32.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace