Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176916
Title: Implantação da compostagem no gerenciamento dos resíduos orgânicos de feiras e podas de árvores de Petrolina, PE
Authors: RODRIGUES, A. da S.
SILVA, A. F.
GALHARDO, C. X.
SILVA, P. T. de S. e
Affiliation: ANDSON DA SILVA RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; CRISTIANE XAVIER GALHARDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
Date Issued: 2024
Citation: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
Pages: p. 20.
Description: Os resíduos orgânicos correspondem à metade de resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil, porém a compostagem para tratamento da parte orgânica ainda é pouco utilizada em programas municipais de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, mantendo-se ainda abaixo dos 2% de todo o material orgânico gerado. Deste modo, o objetivo deste estudo foi de promover a compostagem no gerenciamento dos resíduos orgânicos, especialmente aqueles de feiras de alimentos e podas de árvores, que são desperdiçados no município de Petrolina, PE. Foi realizada a compostagem de parte do material orgânico de feiras livres, podas de árvores — galhos e folhas de aceroleira (Malpighia punicifolia L.) e goiabeira (Psidium guajava L.) — e aparas de grama da cidade de Petrolina, PE. O processo foi realizado no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho Núcleo 8, em uma composteira cilíndrica revestida por paredes de tijolos e piso cimentado de volume estimado de 7,5 m³. A montagem da pilha seguiu em camadas contendo palha seca de milho, esterco pronto, resíduos orgânicos das feiras, galhos e folhas de goiabeira e aceroleira e aparas de grama. A umidade e temperatura eram verificadas e corrigidas regulamente durante o processo. A compostagem durou 90 dias e resultou em cerca de 350 kg de adubo pronto. O insumo apresentou alta concentração de matéria orgânica (8,85 dag kg-1) e níveis significativos de fósforo (56,88 cmolc dm-3), potássio (8,3 cmolc dm-3), cálcio (6,2 cmolc dm-3) e magnésio (2,4 cmolc dm-3). Durante a execução do processo de compostagem foram evidenciados desafios a serem enfrentados para a difusão da compostagem urbana em Petrolina, PE, que envolvem desde a separação adequada dos resíduos, à ausência de normativas municipais e incentivos, até falta de infraestrutura e equipamentos. Portanto, é necessário engajamento de diversos atores sociais, a começar pelos órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento de resíduos até as próprias comunidades locais, para que a implantação da compostagem em Petrolina, PE seja efetiva e contínua.
Thesagro: Solo
Resíduo Orgânico
Matéria Orgânica
Composto Orgânico
Compostagem
NAL Thesaurus: Soil
Composting
Organic compounds
Keywords: Reaproveitamento de resíduo
Sustentabilidade
Gerenciamento dos resíduos orgânicos
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Implantacao-da-compostagem-no-gerenciamento-dos-residuos-organicos.pdf106.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace