Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177459
Título: Recrutamento do banco de sementes do solo e surgimento de novas plântulas de Brachiaria decumbens Stapf. cultivada à sombra de árvores em sistema silvipastoril.
Autoria: CASTRO, C. R. T. de
PACIULLO, D. S. C.
GOMIDE, C. A. de M.
MULLER, M. D.
ARAÚJO, V. B. F.
SOUZA, V. F.
Afiliação: CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; VANDERLEI BORBONI FERREIRA ARAÚJO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; VINÍCIUS FERNANDES SOUZA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
Conteúdo: Os sistemas silvipastoris consistem na consorciação de espécies arbóreas com forrageiras visando a sustentabilidade da produção animal a pasto. Nesses sistemas, as árvores contribuem para a manutenção da fertilidade do solo, via ciclagem de nutrientes, favorecendo a produção de forragem e a produtividade animal. Entretanto, a sombra dessas pode afetar a reprodução sexuada das forrageiras herbáceas associadas, comprometendo a manutenção e posterior recrutamento do banco de sementes do solo. Para avaliar o efeito da sombra de árvores sobre o surgimento de novas plântulas de Brachiaria decumbens Stapf. oriundas do recrutamento do banco de sementes do solo foi conduzido um ensaio no Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, MG. As avaliações foram realizadas em uma pastagem de B. decumbens estabelecida em faixas de 30 m de largura, alternadas por faixas compostas por 4 linhas de árvores no espaçamento 3 x 3 m. Os tratamentos foram: sombra (no meio da faixa de árvores) e sol (no meio da faixa de pasto). Para estimar o potencial de revegetação natural da pastagem, por meio do surgimento de novas plântulas de B. decumbens oriundas da camada superficial do banco de sementes do solo, foram demarcadas 8 áreas de 1m2 , em cada tratamento, nas quais se eliminou a vegetação pré-existente; foram feitas avaliações mensais no período de 12/2007 a 05/2008 (estação chuvosa), em que as novas plântulas de braquiária provenientes de sementes foram contadas e arrancadas da área avaliada, desconsiderando-se aquelas oriundas de rebrotações. Não houve efeito significativo da sombra sobre o surgimento de novas plântulas oriundas do banco de sementes do solo. Para ambos os tratamentos, os mais elevados valores médios da variável “novas plântulas” foram observados em 12/2007, na fase inicial da estação chuvosa, enquanto os menores valores ocorreram em 04 e 05/2008, início da estiagem. Diversos fatores afetam a manutenção e o recrutamento do banco de sementes do solo, sendo necessário aprofundar os estudos sobre as populações de plantas oriundas desse banco para maior compreensão dos mecanismos que envolvem a revegetação natural das pastagens. A ausência de efeito estatístico da sombra das árvores sobre o surgimento de novas plantas de braquiária oriundas da regeneração natural é um promissor indício do não comprometimento do banco de sementes do solo pelo nível de sombreamento decorrente das árvores no sistema silvipastoril avaliado.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Capim Brachiaria
Regeneração Natural
Palavras-chave: Sistema agroflorestal
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Recrutamento-do-banco-de-sementes-do-solo.pdf260,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace