Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180860
Título: Desempenho agronômico de genótipos do gênero Urochloa.
Autoria: MATEUS, B. de A.
GOMIDE, C. A. de M.
PACIULLO, D. S. C.
SILVA, R. B. da
PAULA, P. G. de
CASTRO, C. R. T. de
SANTOS, J. C. dos
CRUZ, A. T. da S.
MIRANDA, M. L. G.
PAIVA, L. E. F.
Afiliação: BIANCA DE ASSIS MATEUS, UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; RAFAEL BOLINA DA SILVA; PABLO GONÇALVES DE PAULA, UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; JULIA CRESPO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; ANA TERESA DA SILVA CRUZ; MARIA LAUANE GONÇALVES MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; LAURA ELIZA FONTES PAIVA.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 23-27.
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho agronômico de genótipos de Urochloa provenientes de cruzamentos intra e interespecíficos, na região da Zona da Mata Mineira. O experimento foi realizado em parcelas de 5x4 metros em delineamento de blocos casualizados com quatro repetições. Foram avaliados quatro genótipos de Urochloa, dois híbridos intraespecíficos (254-1 e R086), e dois interespecíficos (776-10 e 1242-10), além das testemunhas Marandu (U. brizantha) e Basilisk (U. decumbens). Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura de plantas, massa de forragem verde, relação lâminas foliares / colmos, número de perfilhos por metro quadrado, taxa de acúmulo de forragem e massa de folhas. Os resultados mostraram que os genótipos 254-1 e R086 alcançaram as maiores alturas, enquanto 776-10 e 1242-10 apresentaram porte mais baixo. A relação folha/colmo foi maior nos genótipos 1242-10 e 776-10, sugerindo melhor qualidade nutricional. A produção total de forragem verde e a taxa de acúmulo não diferiram entre os materiais testados, porém o genótipo 776-10 se destacou na produção de folhas. A cultivar Basilisk mostrou maior densidade de perfilhos. Conclui-se que os genótipos 1242-10 e 776-10 apresentam relação lâmina/ colmo, com potencial para produção de forragem de qualidade. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 2 - Erradicação da fome: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 12 - Consumo Responsável: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; ODS 15 - Vida Sobre a Terra: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Thesagro: Planta Forrageira
Forragem
Morfologia Vegetal
Cruzamento Vegetal
Melhoramento Vegetal
Palavras-chave: Perfilho
Notas: ODS 2. ODS 12, ODS 15.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-agronomico-de-genotipos-do-genero-Urochloa.pdf264,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace