Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181738
Título: Níveis de infestação por Rhipicephalus microplus e helmintos gastrintestinais, e infecções por Anaplasma marginale em bezerros Canchim desmamados: resultados preliminares.
Autoria: AGOSTINHO, C. F.
SARTI, M. B.
SOUZA, G. M. de
SANTOS, L. A. L. dos
VAZQUEZ, V. C.
MARCONDES, C. R.
MINHO, A. P.
GIGLIOTI, R.
Afiliação: CAMILA FAGIONATO AGOSTINHO, INSTITUTO DE ZOOTECNIA; MAYNE BARBOZA SARTI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; GEOVANA MENEGÃO DE SOUZA, INSTITUTO DE ZOOTECNIA; LEONARDO APARECIDO LIMA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; VELIZIE CALDARELLI VAZQUEZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE; ALESSANDRO PELEGRINE MINHO, CPPSE; RODRIGO GIGLIOTI, INSTITUTO DE ZOOTECNIA.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 22., 2024, Pirenópolis, GO. Parasitologia veterinária aplicada: busca por soluções e inovações: anais do evento. Pirenópolis, GO: CBPV, 2024. p. 855.
Conteúdo: Resumo: As infestações e infecções por parasitoses representam grande obstáculo para o uso de bovinos taurinos e seus cruzamentos, devido sua maior sensibilidade a esses parasitas. Animais zebuínos são reconhecidos pela sua maior resistência a parasitas e capacidade de adaptação às condições tropicais de criação. Diante disso, o presente estudo avaliou as infestações por Rhipicephalus microplus e helmintos gastrintestinais e as infecções por Anaplasma marginale em bezerros da raça Canchim (3/8 de Zebu e 5/8 Charolês). Foram usados 110 bezerros recém-desmamados a pasto (52 fêmeas e 58 machos), pertencentes ao rebanho da Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos-SP, que foram realizadas colheitas de amostras de sangue, fezes e contagens de carrapatos e helmintos gastrintestinais. De cada animal foi colhida uma amostra de sangue que foi submetida a medida da porcentagem do volume globular (VG) e a extração de DNA para a quantificação absoluta do número de cópias de DNA (NC) de A. marginale. As contagens de R. microplus foram realizadas usando dois métodos: contagens de fêmeas adultas - FA (≥ 4,5 mm) e escores de infestação - EI (0 - 4) baseados em todos os estágios de vida do carrapato (larvas, ninfas e adultos). As avaliações dos helmintos foram feitas por meio do exame da contagem do número de ovos por gramas de fezes (OPG). Os dados dos parasitas foram analisados por meio de modelos mistos, que incluiu o efeito fixo de sexo, e animal como efeito aleatório. As médias foram comparadas pelo teste t (p ≤ 0,05). As variáveis das contagens de parasitas foram correlacionadas pelo método de Pearson. Para as contagens de carrapatos foi verificado efeito significativo de sexo (p < 0,001) para EI, enquanto que, para FA não foi observada diferença significativa. As médias das contagens de FA e EI para fêmeas e machos foram 2,04±1,10 e 2,40±1,10, e 1,10±0,07 e 1,80±0,07, respectivamente. Para OPG e NC de A. marginale, o efeito de sexo não foi significativo (p > 0,05). A correlação entre VG e NC foi de -0,27, o que evidencia que as infecções por A. marginale podem limitar a produtividade dos animais, mesmo sendo assintomáticas. O método de contagem por escore mostrou que os bezerros machos foram mais infestados por carrapatos, uma vez que apresentaram maior infestação das primeiras fases de desenvolvimento do carrapato. Assim, o uso das contagens baseadas no escore de infestação pode ser uma alternativa em relação à avaliação de fêmeas adultas, que é considerada o método padrão de medida de contagem de carrapatos.
Thesagro: Helminto Gastrintestinal
Resistência
Anaplasma Marginale
Bovino
Bezerro
Palavras-chave: Raça Canchim
ISBN: 978-65-85111-24-9
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace