Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182191
Título: Fusarium guttiforme e Fusarium mexicanum associados à queima de brotações em Ilex paraguariensis no sul do Brasil.
Autoria: BILENKI JUNIOR, WALDOMIRO
AUER, C. G.
TESSMANN, D. J.
JAREK, T. M.
SANTOS, A. F. dos
Afiliação: VALDOMIRO BILENKI JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; CELSO GARCIA AUER, CNPF; DAURI JOSÉ TESSMANN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; TIAGO MIGUEL JAREK, AGROSTIS AGROINFORMÁTICA; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 54., 2025, Lavras. Anais do evento. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2025.
Páginas: p. 704.
Conteúdo: A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma espécie nativa do sul da América do Sul e de grande importância socioeconômica e ambiental para países como Brasil e Argentina. Utilizada principalmente na produção dos infusos tradicionais chimarrão e terere, seus compostos bioativos podem abrir portas para novos mercados no futuro. A queima de brotações (shoot blight) é uma doença frequentemente observada em viveiros, plantações comerciais ou mesmo em populações naturais de erva-mate, manifestando-se por lesões necróticas escuras que atingem o ápice dos brotos, podendo progredir em sentido descendente e levar à morte do broto. Fungos do gênero Fusarium têm sido consistentemente isolados a partir desses sintomas.
Thesagro: Ilex Paraguariensis
Patógeno
Fusarium
NAL Thesaurus: Pathogenesis
Plant diseases and disorders
Palavras-chave: Erva-mate
Queima de brotações
Shoot blight
ISBN: 978-65-8511-134-8
Notas: CBFITO 2025.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBFITO-2025-Fusarium-guttiforme-e-Fusarium-mexicanum.pdf243,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace