Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184204
Título: Interação planta-inseto: papel da antixenose alimentar na resistência de citros a Diaphorina citri Kuwayama, 1908, (Hemiptera: Psyllidae).
Autoria: SANTOS, A. DO C. S.
SILVA, F. O.
PINTO, M. de F. F. da C.
TEDGUE, L. B.
FANCELLI, M.
SOARES FILHO, W. dos S.
Afiliação: ALANA DO CARMO SILVEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; FELIPE OLIVEIRA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; MARIA DE FATIMA FERREIRA DA COSTA PINTO, CNPMF; LUANA BITTENCOURT TEDGUE; MARILENE FANCELLI, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 18., 2024. Inovação para a sustentabilidade agrícola. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2025. p. 88. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Eventos Técnicos & Científicos, 003).
Conteúdo: A citricultura tornou-se uma atividade agrícola de grande importância para o país. Dentre algumas das doenças que atacam a citricultura brasileira, destaca-se Huanglongbing (HLB), que vem causando danos ao setor, com prejuízo de mais de 300 milhões de reais em 2023. A doença está associada às bactérias Candidatus Liberibacter spp., transmitida pelo psilídeo, Diaphorina citri Kuwayama, 1908 (Hemiptera: Psyllidae), principal vetor da doença no Brasil. O controle do HLB exige uma abordagem multidisciplinar, que inclui tanto práticas culturais quanto o desenvolvimento de variedades resistentes. Considerando-se que o porta-enxerto pode transferir características de resistência à copa, a seleção de porta-enxerto que promova antixenose para o psilídeo dos citros representa uma estratégia promissora de manejo da praga, uma vez que pode reduzir a eficiência de transmissão da bactéria responsável pela doença, fundamental para a mitigação dos prejuízos causados à citricultura.
Thesagro: Fruta Cítrica
Inseto
Inseto Para Controle Biológico
Resistência
Resistência Genética
Hemíptera
Doença de Planta
Planta Porta-Enxerto
Porta Enxerto
Melhoramento Genético Vegetal
Melhoramento Vegetal
Método de Melhoramento
NAL Thesaurus: Diaphorina citri
Candidatus Liberibacter
Citrus fruits
Insects
Insects and Entomology
Biological control agents
Genetic resistance
Pest resistance
Plant diseases and disorders
Rootstocks
Breeding and Genetic Improvement
Genetic improvement
Palavras-chave: Huanglongbing
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumosSoltos-Anais-18-JornadaCientifica-2024-paginas-88.pdf92,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace