Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1187130
Título: Uso de ácido tetrafluorbórico na solubilização de silício em plantas forrageiras para análise por técnica de plasma.
Autoria: CIRIACO, H.
NHAMUE, P. F.
GARCIA FILHO, A.
NOGUEIRA, A. R. de A.
Afiliação: HELOIZA CIRIACO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; PASCOAL FRANCISCO NHAMUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; AMAURI GARCIA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA DE SÃO CARLOS, 17., 2025, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: 2025. p. 32.
Conteúdo: O silício (Si) é um elemento químico que possui grande importância para o desenvolvimento e estrutura das plantas. Ao ser absorvido pelas raízes, é transportado e acumulado na epiderme das folhas na forma de sílica amorfa (SiO2.nH2O), que age como uma barreira física, fazendo com que ocorra o aumento da resistência da planta contra os estresses abióticos e bióticos. Devido à presença da sílica amorfa, a digestão completa de amostras de plantas é complexa, uma vez que a força de ligação entre o Si e o carbono da matéria orgânica é forte, dificultando sua mineralização e consequente solubilização. A aplicação do ácido fluorídrico (HF) no processo de digestão ácida é o mais empregado e recomendado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA, 1996). Porém, por ser um ácido altamente reativo e complexante, apresenta riscos significativos à segurança do operador. Além disso, é necessária a adição de altas concentrações de ácido bórico, para evitar a formação de fluoretos insolúveis (ex. CaF2, MgF2 e AlF3) e reação com os componentes de quartzo ou vidro presentes nos equipamentos empregados para as determinações, danificando-os. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do ácido tetrafluorbórico na solubilização de Si em amostras de forrageiras, em substituição ao HF. A determinação do Si foi feita por espectrofotometria de emissão óptica com plasma induzido por micro-ondas (MIP OES, λ=212,412 nm), que apresenta características como fácil operação, não utilização de gases inflamáveis e por ser uma via mais econômica. A decomposição da parte aérea das forrageiras foi realizada por radiação micro-ondas em forno com cavidade. Para tanto, foram adicionados diretamente em frascos de PFA (Teflon modificado), 100 mg de amostra e HNO3 + H2O2 + H2O, na proporção de 3:2:3 mL, sem e com adição 200 μL ácido tetrafluorobórico (HBF4 38%). O ácido nítrico utilizado foi purificado por um sistema de destilação abaixo do ponto de ebulição. As amostras foram submetidas ao seguinte programa de aquecimento: rampa (10 min, 100 °C), patamar (10 min, 100 °C), rampa (10 min, 185 °C), patamar (10 min, 185 °C) e 10 min de resfriamento. Após a digestão, a solução foi diluída para 50 mL com água. Os resultados indicaram que o uso de HBF4 possibilitou recuperação de 99% em amostras de cana de açúcar previamente determinadas por fluorescência de raio-X por energia dispersiva (ED-XRF), DPR<2% e limite de detecção (LOD) de 0.03 g kg-1, superior quando comparado a outras técnicas analíticas, como EDXRF (LOD 0.14 g kg−1). Os teores de Si em amostras de azevém e braquiária apresentaram valores entre 1,5 e 2,0 vezes superiores nas digestões que empregaram HBF4, indicando a eficiência e a necessidade de sua utilização para a determinação de silício, como alternativa ao uso de HF.
Thesagro: Ácido
Silício
Planta
Planta Forrageira
Plasma
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Eventos Técnicos & Científicos, 4)
ISSN: 2966-0289
Notas: Financiamento: FINEP | FNDCT |CT-AGRO (01.22.0080.00, Ref. 1219/21), CAPES e CNPq | PIBIC/PIBIT (108844/2025-0)
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace