Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15687
Título: Fracionamento seqüencial de metais pesados em área degradada tratada com lodo de esgoto.
Autoria: COSCIONE, A. R.
PIRES, A. M. M.
LIGO, M. A. V.
SOUZA, M. D. de
SKORUPA, L. A.
Afiliação: Aline Renee Coscione, IAC; Adriana Marlene Moreno Pires, Embrapa Meio Ambiente; Marcos Antônio Vieira Ligo, Embrapa Meio Ambiente; Manoel Dornelas de Souza, Embrapa Meio Ambiente; Ladislau Araújo Skorupa, Embrapa Meio Ambiente.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Gramado: UFRGS: SBCS, 2007. 4 p.
Conteúdo: O lodo de esgoto pode ser empregado na recuperação de áreas degradadas devido à sua capacidade de melhorar atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Porém, as doses de lodo indicadas para obter o efeito desejado são, em geral, de 5 a 10 vezes maiores do que a empregada em áreas de uso agrícola. Nesta condição, o aporte de metais tóxicos e potencialmente tóxicos ao solo é elevado e pode apresentar risco ambiental. O monitoramento da área e o conhecimento da forma em que os metais se encontram na fase sólida do solo constitui uma informação importante para avaliar a sua disponibilidade de absorção pelas plantas e seu potencial de lixiviação. O presente estudo teve como objetivo realizar o fracionamento seqüencial de metais pesados em uma área degradada tratada com diferentes doses de lodo de esgoto. Após um ano de aplicação e plantio de espécies arbóreas não houve variações significativas de pH e matéria orgânica entre as parcelas. O fracionamento sequencial mostrou que mesmo para metais cuja introdução foi desprezível com a utilização do lodo, tais como Cr e Pb, a introdução de matéria orgânica do lodo no solo alterou a forma que esses metais ali se encontravam. Para todos os metais estudados, com execeção de Cd e Ni, as alterações observadas promoveram o deslocamento desses metais para frações mais disponíveis às plantas e potencialmente mais sujeitas à lixiviação, especialmente para a fração matéria orgânica. O uso de lodo no tratamento de áreas degradadas é uma alternativa interessante, mas o monitoramento da área é imprescindível para evitar impactos ambientais indesejáveis.
Thesagro: Adubo de Esgoto
Lodo Residual
Impacto Ambiental
Metal Pesado
Recuperação do Solo
Palavras-chave: Degradação do solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007AA075.pdf332,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace