Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159519
Título: Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
Autoria: MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
CHAGAS, E. C. de O.
MOURA NETO, J. B. de
DANTAS, F. R.
JESUS, L. S. de
Afiliação: GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: UNESP, 2007.
Conteúdo: O atual experimento teve o objetivo de avaliar a composição química, a digestibilidade in vitro da matéria seca, como também fracionar a proteina da parte aérea e do tubérculo do mamãozinho-de-veado. Os mamõezinhos-de-veado utilizados apresentavam idade aproximada de quatro anos e foram colhidos logo após o período das chuvas. As folhas, talos finos e tubérculos foram colhidos de cinco plantas aleatórias no interior da caatinga, tentando-se uma melhor representatividade amostral. O peso médio dos tubérculos coletados foi de 15 kg. As folhas e ramos finos do mamãozinho apresentaram valores de parede celular (tabela 1) que denotam pouca característica de alimento fibroso e o incluem como possível alternativa no fornecimento de proteína para os animais do semi-árido. Em períodos de estiagem, quando a maioria das forragens da caatinga apresenta baixo valor nutritivo, o tubérculo do mamãozinho-de-veado pode ser utilizado tanto como fonte de água, como também sendo fonte de energia e proteína, complementando as dietas dos animais do sertão.
Thesagro: Composição Química
Nutriente
Proteína
Palavras-chave: Mamãozinho-de-veado
Planta nativa
Região semi-árida
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1376.pdf140,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace