Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160157
Título: Espécies vegetais para adubação verde e/ou cobertura do solo em cultivo orgânico de fruteiras na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
Autoria: SILVA, M. S. L. da
CHAVES, V. C.
RIBEIRO, F. N.
FERREIRA, G. B. F.
MENDONÇA, C. E. S.
CUNHA, T. J. F.
Afiliação: Maria Sonia Lopes da Silva. CNPS/UEP Recife; Vanessa Carine Chaves, UFPE; Fabiano Neri Ribeiro, UnB; Gizelia Barbosa Ferreira, UFSCar; Cláudio Evangelista Santos Mendonça, UFRPE; Tony Jarbas Ferreira Cunha, CPATSA.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.
Conteúdo: A região semiárida é caracterizada, sob o ponto de vista climático, pela escassez e irregularidade das chuvas, e pelas elevadas taxas de evapotranspiração. A baixa precipitação não se constitui problema nos cultivos irrigados, uma vez que a água é fornecida às plantas por meio da irrigação. As altas taxas de evaporação que ocorrem são mais preocupantes, pois aumenta o consumo de água e, com isso, o custo de produção e os riscos de salinização da terra pela adição dos sais dissolvidos nessa água e pela ascensão capilar dos mesmos. Em consequência, nos cultivos da região do Submédio São Francisco (SSF), com o propósito de minimizar os efeitos das altas taxas de evaporação, tem sido recomendado a utilização de sistemas de manejo que priorizam a cobertura do solo, visando a economia da água e de nutrientes aplicados. Diante do exposto, estudos que venham avaliar o desempenho de espécies vegetais para adubação e/ou cobertura do solo constituem fundamental importância para o desenvolvimento da fruticultura orgânica no SSF. Foram estudadas onze espécies, entre leguminosas e gramíneas, no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, em área de agricultor familiar. Os resultados demonstram que o coquetel vegetal é uma alternativa de manejo que contribui para aumentar a biodiversidade (diversificação de espécies) dentro e acima do solo, estabelecendo um ambiente onde as espécies convivem harmoniosamente, permitindo maior proteção ao solo e maior diversidade de nutrientes ao sistema.
Thesagro: Adubação Verde
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
Cobertura do Solo
Palavras-chave: Espécie florestal
Fruteira
Semi-árido
Coquetel vegetal
Série: (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1847.pdf113,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace