Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17577
Título: Classificação de organossolos no 5 e 6 níveis com base nas frações húmicas.
Autoria: EBELING, A. G.
ANJOS, L. H. C. dos
PEREIRA, M. G.
VALLADARES, G. S.
Afiliação: Adierson Gilvani Ebeling (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Lúcia Helena Cunha dos Anjos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Marcos Gervasio Pereira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Gustavo Souza Valladares (Embrapa Monitoramento por Satélite).
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais... Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: Os organossolos têm como característica diagnóstica principal o teor alto de carbono orgânico e a prevalência de atributos associados mais do material orgânico do solo que ao mineral. Portanto, tendo em vista carências do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) para diferenciação desta classe em níveis taxonômicos inferiores, de família e série, foi testada neste trabalho a proposta de Valladares [ I ] para classificar Organossolos, no 5 e 6 níveis categóricos do SIBCS, em função dos teores de carbono e relações entre as substâncias húmicas. Para tal foram utilizados perfis de solos orgânicos localizados em área agrícola em Santa Cruz, RJ. Para os horizontes hísticos as amostras foram caracterizadas para fins de classificação e tiveram sua matéria orgânica fracionada nas frações ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e humina. A partir desses valores calculados os índices C_FAH/C_FAF e C_EA/C_HUM sendo determinado o teor de carbono orgânico em cada fração. Os teores de carbono das frações húmicas e suas relações variaram com o grau de transformação do material orgânico, em função da posição dos horizontes no perfil. Em pesquisas futuras sobre os Organossolos e outros solos com horizonte hístico é fundamental a padronização do método para o fracionamento das substâncias húmicas e até mesmo o seu aprimoramento, visando-se separar matéria orgânica leve da humina real do solo. Assim podem-se obter limites ainda precisos entre as classes, nos níveis de família ou série. Com base no fracionamento da matéria orgânica chegou-se a seguinte classificação dos perfis estudados: Organossolo Tiomórfico Sáprico típico hipofúlvico hipohúmico hipoalcalino-solúvel.
Palavras-chave: substância húmicas
SiBCS
solos orgânicos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace