Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17647
Título: Diagnóstico ambiental das áreas de entorno da lagoas da APA Lagoas e Dunas do Abaeté por meio de imagens de satélite.
Autoria: QUARTAROLI, C. F.
ZUCCARI, M. L.
SILVA, E. M. da
Afiliação: Carlos Fernando. Quartalolli (Embrapa Monitoramento por Satélite); Maria Lúcia Zuccari (Embrapa Monitoramento por Satélite) Eduardo Mendes da Silva (Univ. Federal da Bahia).
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA , 11., 2007. Resumos. Macaé : Sociedade Brasileira de Limnologia, 2007.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: A Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté, localizada em Salvador (BA), compreende área ocupada por dunas de areias quartzosas, de coloração branca e de grande permeabilidade, potencialmente favoráveis à acumulação de água subterrânea, que constituem a zona de recarga das lagoas existentes no local. O alto valor ambiental e paisagístico e a importância turística e cultural das lagoas e das dunas têm levado a iniciativas de conservação da área, como a criação da APA. Trata-se de um ecossistema bastante frágil, que vem sofrendo intervenções pela expansão urbana e demográfica de Salvador. A impermeabilização de áreas do entorno pode provocar a redução do espelho d'água das lagoas. A superficialidade do lençol freático e a elevada permeabilidade das dunas tornam o local vulnerável à infiltração de cargas poluentes geradas por processos de ocupação. O desmatamento das dunas provoca a remobilização das areias pela ação dos ventos e deslizamentos das faces antes estabilizadas pela vegetação, o que pode causar o assoreamento ou mesmo o soterramento das lagoas. Por meio da interpretação e classificação de imagens do satélite QuickBird de dezembro de 2005, foram mapeadas e quantificadas as áreas impermeabilizadas, as áreas vegetadas e as áreas de dunas expostas, de dunas com vegetação e dunas com deposição de materiais alóctones localizadas dentro da APA e em seu entorno. Os resultados obtidos mostram áreas no entorno da APA fortemente urbanizadas, com alto índice de impermeabilização. Nas proximidades das lagoas, embora ainda predominem áreas com dunas expostas ou vegetadas, observa-se a presença de loteamentos, construções, deposição de material argiloso e estabelecimento de sistema viário com ou sem impermeabilização do solo. Esse mapeamento permitiu avaliar o grau de intervenção antrópica no ambiente ao redor das principais lagoas do local e estimar o impacto dessa intervenção sobre suas águas.
Thesagro: Proteção Ambiental
Palavras-chave: Lagoas
Dunas
Salvador
Satélite QuickBird
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2066.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace