Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/228304
Title: Produção de leite em bovinos de corte 15: produção de leite em multíparas Hereford e Aberdeen Angus.
Authors: FORSTER, K. M.
PIMENTEL, M. A.
BRAUNER, C. C.
MORAES, J. C. F.
Affiliation: Karine Maciel Forster, UFPel; Marcelo Alves Pimentel, FAEM/UFPel; Cássio Cassal Brauner, UFPel; JOSE CARLOS FERRUGEM MORAES, CPPSUL.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2007.
Description: O objetivo deste estudo foi caracterizar a lactação de vacas multíparas dos dois principais genótipos criados sob condições extensivas de produção no Rio Grande do Sul. A lactação de 97 vacas, 56 Aberdeen Angus e 41 Hereford, com 5 anos de idade, manejadas sob campo nativo foi acompanhada por um período de 126 dias. A produção de leite foi avaliada pelo método de pesagem-mamada-pesagem em intervalos de 21 dias e a produção estimada conforme fórmula PLn=[(Ln+Ln-1)/2]x21, onde PLn é a produção de leite do período de 21 dias e Ln a produção do leite estimada do dia. A produção de leite total (PLT) de cada vaca foi a soma das PLn e a parição foi dividida em períodos 1 (setembro) e 2 (outubro). Na análise foram considerados efeitos fixos raça da vaca, época de parição e sexo do terneiro, e respostas a Ln e a PLT. Os dados foram submetidos à análise da variância do programa estatístico NCSS 7.0. Num período de 126 dias, as vacas produziram em média 8,09 kg/dia de leite. As da raça Aberdeen Angus produziram 8,29 ± 0,28 kg e as Hereford 7,88 ± 0,39 kg, entretanto, as médias ajustadas de PLT das vacas Aberdeen Angus e Hereford não diferiram (P>0,05), com 988,95 ± 36,28 e 1017,66 ± 51,31 kg, respectivamente. O pico de lactação foi observado aos 63 dias com uma média de 9,22 kg/dia. A época de parição influenciou (P<0,05) a produção média diária de leite com uma superioridade de setembro em comparação a outubro com produções de 7,84  0,47 e 6,46  0,34 aos 21 e de 7,87  0,69 e 5,92  0,61 kg/dia aos 126 dias, respectivamente. Em condições extensivas de produção de bovinos de corte, a lactação das raças Aberdeen Angus e Hereford não diferem em amplitude de produção.
Thesagro: Lactação
Produção Leiteira
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEP-2007-31.pdf38.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace