Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254206
Title: Estabelecimento de pastagens (Brachiaria brizantha cv. Marandu) semeada em diferentes estádios de desenvolvimento da cultura da soja.
Authors: MACHADO, L. A. Z.
MELHORANÇA, A. L.
ASSIS, P. G. G. de
Affiliation: LUIS ARMANDO ZAGO MACHADO, CPAO; ANDRÉ LUIZ MELHORANÇA, EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE; PAULO GIOVANI GALL DE ASSIS, BOLSISTA CNPQ.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2007.
Description: A semeadura de forrageiras em consórcio com culturas anuais é uma forma de reduzir o tempo de estabelecimento das pastagens. O objetivo deste estudo foi avaliar o estabelecimento de Brachiaria brizantha cv. Marandu semeada em diferentes estádios de desenvolvimento da cultura da soja. O experimento em delineamento com blocos casualizado em quatro repetições foi conduzido na safra 2005/2006, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS, com o capim Marandu semeado nos seguintes estádios da soja BRS 181: 1) simultânea (soja e braquiária); 2) estádio V1(12 dias após a emergência - DAE); 3) estádio R2 (pleno florescimento); 4) estádio R6 (100% de granação) e 5) testemunha (soja solteira). A forrageira foi controlada com três aplicações do herbicida Haloxyfop-R, éster metílico, sendo a primeira com 0,1 l/ha e as demais 0,2 l/ha de produto comercial. O rendimento de grãos da soja não foi significativamente afetado pela semeadura da Brachiaria brizantha em diferentes estádios da cultura. Observou-se que o número de plantas de braquiária foi significativamente superior no tratamento semeadura simultânea, seguido da semeadura aos 12 DAE. A semeadura simultânea de espécies forrageiras com a soja necessita ser melhor estudada visando reduzir sua competição com a cultura. A semeadura do capim com defasagem de 10 a 20 DAE da soja poderá ser uma estratégia que viabilizará o estabelecimento de pastagens, porém, é necessário estudar métodos de semeadura com menor impacto sobre a cultura.
Keywords: Braquiarião
Integração lavoura pecuária
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
29366.pdf20.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace