Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254695
Title: Avaliação técnica e econômica da produção de grãos em cultivo consorciado na agricultura familiar.
Authors: CECCON, G.
RICHETTI, A.
SAGRILO, E.
DECIAN, M.
NUNES, D. P.
COLMAN, O. P.
Affiliation: Gessi Ceccon, Embrapa Agropecuária Oeste; Alceu Richetti, Embrapa Agropecuária Oeste; Edvaldo Sagrilo, Embrapa Agropecuária Oeste; Maickon Decian, Universidade Federal da Grande Dourados; Danieli Pieretti Nunes, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal; Oscar Pereira Colman, Embrapa Agropecuária Oeste.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social: anais. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007. Organizado por Helenira Ellery Marinho Vasconcelos, Vitor Hugo de Oliveira, Andréia Hansen Oster.
Description: Para pequenos empresários agrícolas, que possuem mão-de-obra familiar disponível, torna-se importante aproveitar o período das chuvas para implantar culturas com ciclo para as duas safras (primavera-verão e outono-inverno), ou ainda, implantar duas culturas na mesma área para que possam ser colhidos seus grãos e o solo permaneça coberto por mais tempo. O objetivo deste trabalho foi de avaliar técnica e economicamente, a produção de grãos de milho, de sementes de adubos verdes e de massa de Brachiaria ruziziensis, em cultivo consorciado com milho. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições, em parcelas de oito linhas de seis metros de comprimento. Os tratamentos avaliados foram:1) Milho solteiro; 2) Milho+feijão de porco; 3) Milho+guandu anão; 4) Milho+mucuna anã; 5) Milho+feijão caupi + mucuna cinza depois da colheita do feijão; 6) Milho+feijão caupi + mucuna preta depois da colheita do feijão; 7) Milho+mucuna cinza; 8) Milho+mucuna verde; e 9) Milho+Brachiaria ruziziensis. O rendimento de espigas e de grãos de milho não foi afetado pela presença da espécie em consórcio. As duas cultivares de feijão caupi, produziram 475 e 560 kg ha -1 , respectivamente e, após a sua colheita foi possível implantar e colher grãos das mucuna cinza e mucuna preta. As mucunas verde e cinza apresentaram maior rendimento de grãos. A B. ruziziensis apresentou maior quantidade de resíduos na implantação da soja. Contudo, todos os sistemas em consórcio proporcionaram maior quantidade de resíduos e maior cobertura do solo que o milho solteiro, com destaque para os consórcios de milho com mucuna preta e verde. A soja, cultivada em sucessão, apresentou maior rendimento de grãos e menor germinação de plantas infestantes após os consórcios de milho com mucuna verde, mucuna cinza e com B. ruziziensis. Os Sistemas com feijão caupi apresentaram custos mais elevados que os demais e os menores custos foram observados no milho solteiro e com B. ruziziensis. As maiores receitas foram obtidas pelos consórcios com milho+mucuna e verde e milho+feijão caupi+mucuna cinza . A maior renda líquida foi obtida milho+mucuna e verde, com R$ 2.164,80. Os resultados permitem inferir que o consórcio pode ser realizado com viabilidade de rendimento de grãos de milho e sementes de adubos verdes ou produção de massa seca como alternativa de pasto, com a vantagem de manter o solo coberto durante o ano todo e gerar lucros para o agricultor
Keywords: Consorciação de culturas
Notes: Publicação original em CD
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
29683.pdf79.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace