Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/275736
Título: Influência do teor de água e do período de condicionamento mátrico sobre a germinação e o vigor de sementes de algodão.
Autoria: QUEIROGA, V. de P.
DURÁN, J. M.
SANTOS, J. W. dos
SOFIATTI, V.
Afiliação: Vicente de Paula Queiroga, Embrapa Algodão; José Maria Durán, Universidade Politécnica de Madrid/Espanha; José Wellingthon dos Santos, Embrapa Algodão; Valdinei Sofiatti, Embrapa Algodão.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios: anais. [Brasília, DF]: ABRAPA
[Patos de Minas]: AMIPA
[Campina Grande]: Embrapa Algodão, 2007. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Este experimento teve como objetivo facilitar a absorção de água pela semente imersa numa matriz sólida, desde que não cause a protrusão da radícula. Utilizaram-se sementes de algodão deslintadas quimicamente da cultivar Panton, sendo as proporções de 100 g de sementes e 1000g da matriz sólida (algalita). Os tratamentos consistiram em cinco teores de água utilizados para umedecimento da matriz (10, 25, 50, 75 e 100 mL), durante seis períodos de condicionamento (0, 1, 4, 8, 16 e 32 dias). Foi adotado o delineamento experimental inteiramente ao acaso, no esquema fatorial 5x6 (teores de água x períodos de condicionamento) com quatro repetições. Os resultados indicam que houve uma tendência de aumento no vigor das sementes condicionadas com diferentes níveis de umidade na matriz sólida em comparação á testemunha. Este mesmo comportamento sucedeu com a germinação das sementes, exceto para o tratamento de 1,00 mL de água.
Palavras-chave: Qualidade fisiológica do algodão
Matriz sólida do algodão
Sementes deslintadas do algodão
Comprimento de plântulas do algodão
Notas: Produção e tecnologia de sementes
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUENCIA-DO-TEOR-QUEIROGA.pdf83,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace