Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282216
Título: Avaliação de procedências e progênies de liquidambar da América Central, do México e dos Estados Unidos, em Agudos, Brasil.
Autoria: SHIMIZU, J. Y.
SPIR, I. H. Z.
Afiliação: Shimizu, J. Y., pesquisador da Embrapa Florestas; Spir, I. H. Z, estagiária, estudante de Eng. Flor. da UFPR.
Ano de publicação: 1999
Referência: Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 39, p. 93-108, jul./dez. 1999.
Conteúdo: Foi instalado um teste de procedência e progênie de Liquidambar styraciflua L. em Agudos, SP, em solo de areia quartzosa. Os materiais genéticos foram fornecidos pelo Oxford Forestry Institute, incluindo doze procedências da Guatemala, Honduras, Nicarágua, México e dos Estados Unidos, sendo testados juntamente com uma testemunha local, com duas a dez progênies por procedência. Medições efetuadas dos quatro até os nove anos de idade revelaram alta sensibilidade da espécie à variação do sítio e efeito significativo da procedência no seu desenvolvimento. As procedências de maior potencial produtivo na região de Agudos foram da Nicarágua, Honduras e Guatemala, de latitudes de até 15°N, onde a temperatura média anual é igual ou maior que 18oC. As hierarquias das procedências, tanto em altura, quanto em DAP, foram consistentes dos quatro aos nove anos de idade, demonstrando que seleções precoces de procedências podem ser efetuadas a partir dos quatro anos. Efeitos de progênies foram variados, sendo significativos somente em algumas procedências.
Thesagro: Liquidâmbar Styraciflua
Seleção
Palavras-chave: Selection
ISSN: 1517-6371
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
shimizu.pdf542,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace