Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/307181
Título: Periodicidade do crescimento de Centrolobium tomentosium, Araribá, (Leg. Caesalpinoideae) em áreas de florestas estacionais semideciduais.
Autoria: BOTOSSO, P. C.
MATTOS, P. P. de
TOMAZELLO FILHO, M.
MARIA, V. R. B.
Afiliação: Botosso, P. C.; Mattos, P. P. de, pesquisadores da Embrapa Florestas.
Ano de publicação: 2003
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 54.; REUNIÃO AMAZÔNICA DE BOTÂNICA, 3., 2003, Belém, PA. Botânica: desafios da botânica no novo milênio: inventário, sistematização e conservação da diversidade vegetal: resumos. Belém, PA: Sociedade Botânica do Brasil: Universidade Federal Rural da Amazônia: Museu Emílio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, 2003.
Conteúdo: Pesquisas têm demonstrado que muitas espécies florestais tropicais e subtropicais apresentam crescimento intermitente, em resposta aos eventos fenológicos e condições ambientais, afetando freqüentemente os inúmeros processos fisiológicos das árvores com reflexo sobre a atividade cambial e a formação dos anéis de crescimento. Esse estudo busca contribuir para o conhecimento da autoecologia de espécies arbóreas de florestas estacionais semideciduais, desenvolvendo-se em condições naturais e de plantio, nas regiões sudeste do Estado de São Paulo e sudoeste do Paraná, respectivamente. Foram instaladas faixas dendrométricas permanentes no tronco de árvores de C. tomentosum, em condições naturais, e acompanhadas mensalmente por um período de 34 meses. A análise do material de plantio foi realizada a partir de secções transversais da base do tronco de indivíduos da mesma espécie, com idade conhecida, pelo reconhecimento, contagem e mensuração da largura dos anéis de crescimento. Evidenciou-se, pelas leituras das faixas dendrométricas, uma periodicidade na atividade cambial, com a diminuição e/ou cessação da mesma por um período de 7-8 meses, com a redução ocorrendo entre os meses de Abril/Maio e a retomada do crescimento entre Novembro-Janeiro. Estas observações, em geral, estão estreitamente relacionadas ao comportamento fenológico da espécie e às variações climáticas do local. As amostras de madeira provenientes de plantio apresentaram anéis de crescimento anuais distintos, possibilitando a confirmação da idade do plantio, e permitindo a descrição do crescimento das árvores. O conhecimento da periodicidade do crescimento, aliado à análise de material com idade conhecida, auxiliam na estimativa da idade dessas árvores em condições naturais, pela confirmação da periodicidade de formação dos anéis de crescimento.
Thesagro: Centrolobium Tomentosum
Crescimento
Palavras-chave: Caesalpinoideae
Área florestal
Notas: Resumo.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003P.BotossoCNBPeriodicidade.pdf5,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace