Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314973
Título: Distribuição espacial de formigueiros de Acromyrmex spp. (Hymenoptera: Formicidae) em plantios iniciais de Pinus taeda.
Autoria: NICKELE, M. A.
REIS FILHO, W.
OLIVEIRA, E. B. de
IEDE, E. T.
RIBEIRO, R. D.
BRIDI, G.
CALDATO, N.
Afiliação: MARIANE APARECIDA NICKELE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; WILSON REIS FILHO, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF; EDSON TADEU IEDE, CNPF; RODRIGO DANIEL RIBEIRO, TURFAL; GERSON BRIDI, RIGESA; NÁDIA CALDATO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: resumos... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008.
Conteúdo: O CONHECIMENTO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE INSETOS É FUNDAMENTAL PARA A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE CONTROLE, DETERMINAÇÃO DE DANOS ECONÔMICOS E OTIMIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE AMOSTRAGENS. COM ESTE TRABALHO OBJETIVOU-SE DETERMINAR A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE FORMIGUEIROS DE Acromyrmex spp. EM PLANTIOS INICIAIS DE Pinus taeda. O TRABALHO FOI REALIZADO NO MUNICÍPIO DE TRÊS BARRAS, SC, ONDE FOI SELECIONADO UM TALHÃO P. taeda RECÉM-PLANTADO, SEM CONTROLE PARA FORMIGAS CORTADEIRAS. NESTE TALHÃO FORAM DEMARCADAS TRÊS PARCELAS DE UM HECTARE CADA. FORAM AVALIADOS E MAPEADOS TODOS OS FORMIGUEIROS ENCONTRADOS, SENDO QUE A AVALIAÇÃO FOI REALIZADA MENSALMENTE NOS SEIS PRIMEIROS MESES APÓS O PLANTIO (ABR/2007 A SET/2007) E AOS NOVE (DEZ/2007) E DOZE (MAR/2007) MESES APÓS O PLANTIO. AS PARCELAS FORAM SUBDIVIDIDAS EM 64 UNIDADES AMOSTRAIS E FORAM TESTADOS OS AJUSTES ÀS DISTRIBUIÇÕES DE POISSON, BINOMIAL POSITIVA E BINOMIAL NEGATIVA. PARA TESTAR O AJUSTE A CADA UMA DAS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE, FOI UTILIZADO O TESTE DO QUI-QUADRADO. OS VALORES DOS QUI-QUADRADOS OBTIDOS ENQUADRARAM-SE AO MODELO DE DISTRIBUIÇÃO DE POISSON, EM TODAS AS AMOSTRAGENS, PARA AS TRÊS PARCELAS, POIS OS VALORES DOS QUI-QUADRADOS APRESENTARAM-SE NÃO SIGNIFICATIVOS. ENTÃO, A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE FORMIGUEIROS DE Acromyrmex, EM PLANTIOS INICIAIS DE P. taeda, APRESENTA-SE DISPOSTA DE MANEIRA ALEATÓRIA, POIS O MELHOR AJUSTE SE DEU À DISTRIBUIÇÃO DE POISSON, A QUAL CARACTERIZA ESSE TIPO DE DISTRIBUIÇÃO.
Thesagro: Pinus Taeda
Formiga
Acromyrmex Mayr
NAL Thesaurus: Acromyrmex
Palavras-chave: Distribuição espacial
Distribuição de poisson
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008-BATISTA-DE-OLIVIERA-Distribuicao-espacial.pdf536,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace