Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/334592
Title: Avaliação das alterações nas áreas de remanescentes de Mata Atlântica no município de Jequiá da Praia (AL) entre os anos de 1968 e 2007 e suas relações com o Código Florestal.
Authors: SILVA, J. A. da
ACCIOLY, L. J. de O.
SILVA, E. A. da
SILVA, A. B. da
TABOSA, F. J.
LOPES, H. L.
PACHECO, A. da P.
Affiliation: JULIANA ALVES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS
EDUARDO ALVES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS
FELIPE JOSÉ TABOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
HÉLIO LEANDRO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
ADMILSON DA PENHA PACHECO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Date Issued: 2008
Citation: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 2., 2008, Recife. As ciências geodésicas e tecnologias da geoinformação no contexto de estudos e aplicações em geociências, engenharias e meio ambiente: anais. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2008. II SIMGEO.
Description: Este trabalho apresenta as alterações na cobertura de mata Atlântica em Jequiá da Praia (Al) entre os anos de 1968 e 2007 e descreve se essas alterações foram realizadas em conformidade ou não com o Código Florestal. Foram utilizados mapas secundários elaborados com base na interpretação visual de fotografias áreas de 1968 e imagens do sensor CCD/CBERS de abril de 2007. A cobertura de mata foi interpretada em função dos artigos do Código Florestal que consideram a manutenção das matas em áreas com declividade acima de 47%, nas bordas de tabuleiros e nas margens dos rios e reservatórios de água. Em 1968 a área de mata era de 12.092 ha e foi reduzida para 5.121 ha em 2007 dos quais 2.974 ha eram remanescentes e 2.147 formações novas. As maiores declividades do município não alcançam o limite de 47 % do Código Florestal, mas apenas 52 % dos 3.100 ha de bordas de tabuleiros estão cobertas por matas, enquanto que menos de 50 % dos 187 km de rios tinham cobertura de mata numa faixa de 50 m de largura. Os resultados indicam que o aporte de sedimentos e poluentes nos cursos d’água e lagoas do município pode ser significativo.
Thesagro: Cobertura Vegetal
Keywords: Mata Atlântica
Código Florestal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-das-alteracoes-nas-areas-de-remanescentes-2008.pdf170.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace