Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/43285
Title: Estudo da capacidade mais provável de produção do peso a desmama de vacas de um rebanho Nelore.
Authors: MUNIZ, C. A. de S. D.
DIAS, A. S. C.
ALENCAR, M. M. de
QUEIROZ, S. A. de
VIU, M. A. de O.
Affiliation: CAROLINA AMÁLIA DE SOUZA DANTAS MUNIZ, UNESP; ANDRÉ STEIN CARVALHO DIAS, UNESP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; SANDRA AIDAR DE QUEIROZ, UNESP; MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA VIU, UNESP.
Date Issued: 1996
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 33., 1996, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: SBZ, 1996.
Pages: p. 170-172.
Description: Foi analisado o peso à desmama (PD) de 3023 bezerros Nelore, filhos de 1171 vacas, nascidos de 1978 a 1989, com o objetivo de obter a estimativa de repetibilidade para o cálculo da Capacidade mais Provável de Produção (CMPP) do PD para vacas da raça Nelore. O PD foi ajustado para 270 dias de idade pela regressão do peso observado em função da idade à desmama. Os dados foram analisados pelo método dos quadrados mínimos, cujo modelo matemático continha os efeitos fixos de ano e estação de nascimento do bezerro, sexo, as interações entre ano e estação de nascimento e entre ano, estação e sexo, idade do bezerro à desmama aninhado em sexo e idade da vaca ao parto, além do efeito aleatório de vaca. Para a análise da CMMP os efeitos incluídos no modelo foram ano e estação de nascimento da vaca e número de bezerros produzidos por vaca. Todos os efeitos incluídos no modelo afetaram, significativamente, o PD. O ano de nascimento da vaca e o número de bezerros por vaca foram significativos na análise da CMMP. A média ajustada para o peso à desmama e para a CMPP foram 173,7 e 1734 Kg, respectivamente. A estimativa de repetibilidade foi do PD foi 0,29.
Keywords: Bovinos
Nelore
Capacidade de produção
Peso a desmama
Repetibilidade
Most probable producing ability
Repeatibility
Bovine
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoCapacidadeProvavelProducao-.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace