Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44839
Título: Efeito do comportamento sexual de touros na fertilidade do rebanho.
Autoria: BARBOSA, R. T.
ALENCAR, M. M. de
Afiliação: ROGERIO TAVEIRA BARBOSA, CPPSE
MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Ano de publicação: 2000
Referência: In: RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA CONVENÇÃO NACIONAL DE CANCHIM, 4., 2000, São Carlos, SP. Anais...São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste/São Paulo: ABCCAN, 2000. p.9.
Conteúdo: O desempenho de um touro em um programa de acasalamento não está relacionado somente à sua habilidade de produzir número suficiente de espermatozóides viáveis, mas também ao seu desejo sexual. Como a monta natural é o método de acasalamento usado na grande maioria dos rebanhos, a avaliação do comportamento sexual torna-se de fundamental importância. \tEste trabalho teve o objetivo de avaliar o comportamento sexual de touros em cinco diferentes testes e verificar o desempenho dos touros na fertilidade do rebanho.Quarenta touros, sendo 21 com menos de 45 meses e 19 com mais de 45 meses de idade, foram submetidos ao teste de libido em curral (LC) e em piquete (LP) e ao teste de capacidade de serviço em 40 minutos (CS 40) e em 60 minutos (CS 60); o tempo de reação (TR) foi também anotado. As medidas foram analisadas pelo método dos quadrados mínimos, verificando-se efeito significativo da idade dos touros sobre a capacidade de serviço e o tempo de reação, mas não sobre a libido. As médias gerais estimadas foram iguais a 5,91 ± 0,29; 5,58 ± 0,27; 1,94 ± 0,22; 2,46 ± 0,27 e 24,21 ± 3,51, para LC, LP, CS 40, CS 60 e TR, respectivamente. Doze touros, sendo quatro de alto (A), quatro de médio (M) e quatro de baixo (B) desejo sexual foram escolhidos para formarem os lotes de monta com fêmeas azebuadas. Cada lote foi então composto por 74 novilhas e três touros (1A, 1M, 1B), os quais permaneceram em monta com buçal marcador por 69 dias em uma propriedade na região de Governador Valadares, MG. Os animais foram acompanhados diariamente, sendo anotado o número do(s) animal(is) acasalado(s) e do(s) touro(s) que efetuou(aram) o serviço. Os resultados obtidos demonstraram, por meio do teste de chi-quadrado, que não houve diferença nas taxas de cobertura entre as três classes de comportamento sexual dos touros, sugerindo que os métodos de avaliação do comportamento sexual não foram capazes de identificar tais diferenças ou o desafio imposto aos touros pelas fêmeas foi baixo.
Thesagro: Comportamento Sexual
Fertilidade
Gado de Corte
Rebanho
NAL Thesaurus: bulls
beef cattle
Palavras-chave: Touros
sexual behaviour
Fertility
Herd
Notas: Editado por Maurício Mello de Alencar, Edison Beno Pott, Carlos Roberto Paino, Pedro Franklin Barbosa, Rogério Taveira Barbosa, Rui Machado.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIRTB2000.00097.pdf249,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace