Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470878
Title: Estudo histoquímico do corpo gorduroso de larvas de Anticarsia gemmatalis (Hübner, 1818) (Lepidoptera: Noctuidae).
Authors: CARVALHO, R. B. R.
MATSUBARA, F. H.
CRUZ, N. A.
MOSCARDI, F.
LEVY, S. M.
FALLEIROS, A. M. F.
Affiliation: Renata Baldo Rodrigues Carvalho, UEL; Fernando Hitomi Matsubara, UEL; Norberto Aparecido Cruz, UEL; Flávio Moscardi, CNPSo; Sheila Michele Levy, UEL; Ângela Maria Ferreira Falleiros, UEL.
Date Issued: 2008
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa, MG: UFV, 2008.
Description: A Anticarsia gemmatalis, é uma praga importante da cultura de soja, e seu controle é realizado preferencialmente pelo nucleopoliedrovírus Baculovirus anticarsia (AgMNPV). O corpo gorduroso é considerado como o principal local do metabolismo intermediário dos insetos e morfologicamente é divido em porção parietal (PA) e porção perivisceral (PV), ambas formadas por um só tipo celular, denominado trofócito. Corpos gordurosos de larvas de A. gemmatalis, com idade de 4 instar, foram coletados e processados para detecção de carboidratos neutros pela aplicação da técnica histoquímica do Àcido periódico de Schiff (PAS); para detecção de lipídeos pela técnica do Sudan Black B e para detecção de proteínas totais pela técnica do Fast Green. Quanto ao método do PAS, tanto os trofócitos de PA como PV foram positivos, revelando grânulos de coloração púrpura, indicativos da presença de carboidratos neutros em seus citoplasmas. A reação foi menos intensa em PA, demonstrada por grânulos periféricos, ao contrário de PV os quais se concentraram ao redor do núcleo. A técnica do Sudan Black B indicou positividade citoplasmática em PA e PV, sendo que os vacúolos de conteúdo lipídico de PV são maiores, menos numerosos e mais claros que os de PA. O método de Fast Green apresentou os mesmos resultados para ambas as regiões do corpo gorduroso, representados por grânulos protéicos fortemente positivos distribuídos ao redor do núcleo e dos vacúolos, bem como outras estruturas menos intensamente coradas como contornos celulares, nucléolos e membrana acelular. Estas técnicas possibilitaram a diferenciação histoquímica das porções PA e PV de larvas de A. gemmatalis evidenciada pelas marcações de intensidade, distribuição e positividade nos trofócitos de cada região.
Thesagro: Histoquímica
Praga
NAL Thesaurus: Soybeans
Keywords: Trofócitos
Corpo gorduroso
Prasa da soja
Notes: Resumo 1619-2.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
28551.pdf110.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace