Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48062
Título: Avaliação da toxicidade de solventes e emulsificantes utilizados em experimentos com fitoterapicos sobre ovos de nematóides gastrointestinais de ovinos.
Autoria: MIGLIATO, M. A. T.
CHAGAS, A. C. de S.
CARVALHO, C. O.
OLIVEIRA, M. C. de S.
Afiliação: M.A.T. Migliato, UNICEP/SÃO CARLOS, SP.; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE; CAMILA O. CARVALHO, UFSCAR/SÃO CARLOS, SP.; MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRA DE VETERINÁRIA, 34., 2007, Santos. Anais... São Paulo: Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, 2007.
Conteúdo: Muitas pesquisas têm buscado desenvolver produtos baseados em extratos vegetais, que tenham a capacidaded e interferir nos processos biológicosd os parasitas Todavia, os solventes e emulsificantes utilizados nos testes in vitro para fitoterápicos demonstram significativa toxicidade sobre os parasitas, obscurecendo os resultados obtidos. A fim de determinar os parâmetros desta toxicidade para futuros trabalhos na área, objetivou-se avaliar a ação ovicida de solventes e emulsificantes em nematódeos gastrintestinais de ovinos. Animais com OPG superiora 2.000 foram selecionados como fornecedores de fezes. Utilizou-se a técnica de recuperação de ovos com uso seqüenciadl e peneiras para os testes de inibição de eclodibilidade larvar (Bizimenyera et aI., 2006). Analisou-se os solventes e emulsificantes p.a. mais utilizados em testes com fitoterápicos: acetato de etila, acetona, álcool etílico, álcool metílico, detergente neutro (phosphates free), dimetilsulfóxido (DMSO), triton X-I00 e tween 80. Cada solvente foi testado nas concentrações 1 % , 3%, 5%, 10% e 20% com três repetições de cada, incluindo o controle, constituído de água destilada 100%. Os resultados mostraram que o detergente neutro e o triton X-I 00 não são indicadosp arau so, pois sãoa ltamentet óxicos a 1% , causando inibição de 100%e de 74,5%d a eclodibilidade larvar, respectivamente O acetato de etila pode ser utilizado até 3% e a acetona até 10%, já que permitiram 92% de eclodibilidade em relação ao controle (corrigido para 100%), assim como o álcool etílico, o álcool metílico e o DMSO até 5% (95%, 92% e 99% respectivamente) O tween 80 pode seru tilizado até 20% (98%), entretanto é um solvente viscoso e de dificil miscibilidade em água. Concentrações superiores a estas, para cada solvente, provocaram inibição da eclodibilidade acima de 10%. Este percentual e inibição foi consideradou m valor limite de segurança para testes com controle utilizando solventes, o que não descarta o uso do controle negativo nos testes (água destilada), para que este limite de 10% seja sempre monitorado em função da variabilidade das cepas. Chagas et aI. (2003) obtiveram resultado semelhante com Rhipicephalus microplus, onde os solventes mais viscosos e/ou de maior peso molecular provocaram maior mortalidade.
Palavras-chave: Avaliação da toxicidade
Solventes
Emulsificantes
Fitoterapicos
Ovos de nematóides
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIACSC2007.00132.pdf634,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace