Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/488769
Título: Metodologia para o mapeamento georeferenciado da aplicação de chuva artificial em área de plantio com base no uso de vasão computacional.
Autoria: CRUVINEL, P. E.
OLIVEIRA, V. A.
KOENIGKAN, L. V.
BRESSAN, G. M.
PARISI, F.
MANTOVANI, E. C.
Afiliação: EVANDRO CHARTUNI MANTOVANI, CNPMS.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 3., 2005, Sete Lagoas. [Anais]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo: UFV: SBEA: CIGR, 2005.
Conteúdo: Nos últimos anos o monitoramento das condições das culturas agrícolas tem recebido atenção especial e uma maior ênfase tem sido colocada na identificação de deficiências nutricionais em plantas, na ocorrência de pragas e doenças, na classificação e quantificação de plantas daninhas e na otimização de impactos causados pelo uso excessivo de insumos. Neste contexto as práticas de agricultura de precisão vêm sendo valorizadas. Neste trabalho é apresentada uma metodologia que auxilia o mapeamento georeferenciado da aplicação de pesticidas em áreas de plantio com base no uso de visão computacional. A técnica é baseada no uso de imagens digitais para a contagem de gotas de chuva artificial por correlação de padrões no domínio da freqüência, no uso de krigeagem para a elaboração de mapas e no estabelecimento de um critério e análise sítio-específico que integra informações de descritores da distribuição de classes de gotas e sua distribuição.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Chuva Artificial
Palavras-chave: Visão computacional
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologiamapeamento.pdf6,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace