Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491447
Título: A busca pela excelência laboratorial: acreditação de ensaios do Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Milho e Sorgo baseada na Norma ISO/IEC 17025: 2005.
Autoria: NETTO, D. A. M.
MENDES, M. D. L.
COELHO, R. R.
RIBEIRO, P. E. A.
MARION, M.
Afiliação: DEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; Mara Denise Luck Mendes, Embrapa Meio Ambiente; Reginaldo Resende Coelho, Embrapa Milho e Sorgo; PAULO EDUARDO DE AQUINO RIBEIRO, CNPMS; Miriam Marion, Embrapa Meio Ambiente.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE METODOLOGIAS DE LABORATÓRIO, 13., 2008, Belém. Responsabilidade social corporativa: ecoeficiência na práticas laboratoriais: anais. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2008. p. 53-56.
Conteúdo: A acreditação na ISO/IEC 17025:2005, com o conseqüente reconhecimento da competência técnica para realizar ensaios e aceitação dos resultados obtidos, é um instrumento eficaz para a remoção de barreiras técnicas ao comércio nacional e internacional. A qualidade comparável de resultados forma a base da aceitação mútua entre os países que adotam essa norma, além de se evitar a duplicação de testes, reduzindo o desperdício de tempo e recursos. A metodologia para implantação do sistema de gestão da qualidade (SG) no LAS da Embrapa Milho e Sorgo foi baseada na aplicação de ações de gestão, levantamento das necessidades, sensibilização e capacitação da equipe, documentação e validação do sistema de gestão da qualidade. Desde o ano de 2003, o LAS iniciou a implantação do SG com resultados parciais e lentos. A parceria entre duas Unidades da Embrapa (Embrapa Meio Ambiente, Unidade da Embrapa certificada desde 2005 na ISO 9001 :2000, e Milho e Sorgo) mostrou-se bastante eficaz, o que tomou possível a participação da Embrapa Milho e Sorgo num projeto corporativo para melhoria da gestão organizacional, onde essas experiências foram difundidas e compartilhadas. O parecer final sobre o processo de auditoria foi que o LAS da Embrapa Milho e Sorgo demonstrou ter instalações, equipamentos, pessoal e competência para realizar as análises do escopo do credenciamento e comprovou a implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na Norma NBR ISO /IEC 17025. A equipe auditora do LASO /LANAGRO /MG recomendou que seja concedido o credenciamento no RENASEM solicitado pelo laboratório.
Thesagro: Laboratório
Semente
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Buscaexcelencia.pdf5,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace