Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/503007
Título: Análise financeira e institucional dos três principais sistemas agroflorestais adotados pelos produtores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA).
Autoria: SÁ, C. P. de
SANTOS, J. C. dos
LUNZ, A. M. P.
FRANKE, I. L.
Afiliação: CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; JAIR CARVALHO DOS SANTOS, CPATU; AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-AC; IDESIO LUIS FRANKE, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2000
Referência: In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Campinas: Unicamp; Brasília, DF: SOBER, 2000.
Páginas: 11 p.
Conteúdo: O estudo se propôs analisar a viabilidade financeira dos três principais modelos de sistemas agroflorestais (SAFs) multiestratos implantados no Projeto Reca e dos riscos decorrentes de fatores institucionais relacionados a mercados e de fatores não relacionados a mercados. Os SAFs são compostos basicamente pelas espécies cupuaçu (Theobroma grandiflorum), pupunha (Bactris gasipaes) e castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), diferindo entre si pelos arranjos entre as plantas. Os dados foram obtidos de produtores, por meio de entrevistas, e junto a Associação que dirige o Projeto Reca. Os preços dos produtos e fatores considerados, foram os praticados em Novembro de 99 e o horizonte temporal de análise foi de 20 anos. Para a análise financeira foram utilizados como indicadores a relação benefício-custo, valor presente líquido e a remuneração da mão-de-obra familiar, enquanto para correlação entre fatores de riscos institucionais, foram utilizadas as matrizes idealizadas no programa ASB (Alternatives to Slash and Burn). Analisando os indicadores de rentabilidade, observou-se que todos apresentaram valores positivos, demonstrando a viabilidade econômica dos três modelos. Na análise da remuneração da mão-de-obra verificou-se que os modelos remuneram a diária da mão-de-obra amiliar utilizada, com valores superiores ao custo de oportunidade para a Região. Na análise dos fatores institucionais relativos a mercados de insumos, produtos, mão-de-obra não qualificada e os de informações técnicas impõem consideráveis riscos a adoção e desenvolvimento do sistema agroflorestal. No entanto, a cooperação social da comunidade reduz essas ameaças.
Thesagro: Agrossilvicultura
Análise Econômica
Análise de Custo-Benefício
Pupunha
Bactris Gasipaes
Castanha do Para
Bertholletia Excelsa
Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Pequeno Produtor
NAL Thesaurus: Small farms
Agroforestry
Economic analysis
Cost benefit analysis
Brazil nuts
Palavras-chave: Sistema agroflorestal (SAF)
Castanha do brasil
Peach palm
Agroforestería
Análisis económico
Análisis de costo-beneficio
Nuez del Brasil
Granjas pequeñas
Projeto RECA
Rondônia
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Notas: Publicado no mesmo evento como resumo.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11859.pdf407,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace