Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534515
Título: Queda de litter e manta orgânica e teor de nitogênio (N) em um sistema agrossilvipastoril em Sobral.
Autoria: FERNANDES, J. A. B.
CARVALHO, F. C. de
ARAUJO FILHO, J. A. de
CAMPANHA, M. M.
DUTRA, L. A.
Afiliação: Jorge Alberto Bezerra Fernandes, Pss-graduando Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Fabiano Cavalcante de Carvalho, UVA; João Ambrósio de Araújo Filho, UVA; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPC; Leonardo Assis Dutra, Pós-graduando UVA.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Agricultura familiar e sustentabilidade: [Resumos dos trabalhos]. [Fortaleza]: Fundação Konrad Adenauer Stiftung; Embrapa Agroindústria Tropical; UFC, 2008. Resumo 111. 1 CD ROM.
Conteúdo: Resumos: A manta orgânica é resultado da queda e acumulação do litter, material vegetal que cai no solo em um ambiente florestal. Este processo é de fundamental importância para a circulação dos elementos minerais dentro do ecossistema. Durante a decomposição da manta orgânica ocorre liberação dos nutrientes minerais contidos nesta, tornando-os disponíveis, no meio edáfico, para a vegetação.Objetivou-se quantificar a queda e deposição do Litter e manta orgânica e avaliar a ciclagem de N a partir dos mesmos, em um sistema agrossilvipastoril. Conduzido no período de agosto de 2001 a julho de 2002, na Embrapa Caprinos, Sobral-CE, com médias pluviométricas de 1002,5 e 905,3 mm respectivamente. Foram avaliados três tratamentos no sistema agrossilvipastoril (agrícola, pastoril e mata). Para a coleta da manta orgânica utilizou-se moldura de ferro (0,25 m²) que foi lançada aleatoriamente em cada área, por cinco vezes, coletando-se o material orgânico existente sobre o solo e foram colocados 10 coletores, distribuídos aleatoriamente em cada um dos três tratamentos para coleta do litter. As amostras coletadas foram secas em estufa a 65°C por 48 horas,pesadas e, posteriormente, determinado o teor de N pelo processo semi-micro de Kjeldahl. Para a produção de N em kg/ha, multiplicou-se o valor médio encontrado de matéria seca em cada coleta (kg/ha) pelo teor de N encontrado nas análises. Foi utilizado um delineamento inteiramente ao acaso com distribuição fatorial (3 x 12 x 2) utilizando-se o procedimento GLM do SAS. Para comparação das médias utilizou-se o teste t (P<0,05). A queda de litter e quantidade de manta orgânica para os três tratamentos foram de 3304,17 kg/ha e 1061,30 kg/ha para o tratamento agrícola, 3231,01 kg/ha e 1209,22 kg/ha para pecuária e de 7057,12 kg/ha e 2000,16 kg./há para mata, respectivamente. A quantidade de N na liteira e manta orgânica em kg/ha/ano foram 50,77 e 14,26 kg - agrícola; 49,06 e 13,34 kg - pecuária; e 98,61 e 26,46 kg - mata. Na área de mata foram encontrados as maiores quantidades de litter e manta orgânica com conseqüente maior quantidade de N aportado no sistema.
Thesagro: Caatinga
NAL Thesaurus: Nitrogen content
Brazil
Semiarid soils
Silvopastoral systems
Palavras-chave: Sistema agrossilvipastoril
Ciclagem de nutriente
Manta orgânica
Código florestal
Teor de nitrogênio
Brasil
Ceará
Sobral
Agrosilvopastoral systems
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACQuedadelitter.pdf25,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace