Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569317
Title: Uso do simulador DECI para predizer a associação entre o peso à maturidade e eficiência reprodutiva em um rebanho seleção da raça Nelore.
Authors: PAULA, E. J. H. de
MAGNABOSCO, C. de U.
SAUERESSIG, M. G.
VIU, M. A. de O.
LOPES, D. T.
FERRAZ, H. T.
Affiliation: EDSON JÚNIOR HEITOR DE PAULA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; MOACIR GABRIEL SAUERESSIG, CPAC; MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA VIU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; DYOMAR TOLEDO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; HENRIQUE TREVIZOLI FERRAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
Pages: 3 p.
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da seleção para crescimento nas características peso à maturidade e taxa de prenhez de animais da Nelore criados extensivamente no bioma Cerrado, utilizando-se dados obtidos por 15 anos, utilizando-se o simulador DECI (Decision Evaluator for the Cattle Industry), que avalia as tomadas de decisões em todo o sistema de produção. Para a simulação os dados reais referentes ao manejo, genética, alimentação e descarte foram informados ao simulador para refletir o rebanho Nelore BRGN da Embrapa Cerrados. O peso à maturidade (PM) passou de 396 kg no primeiro ano para 465 kg no último, evidenciando a resposta à seleção. A taxa de prenhez (TP) ao final da última estação de monta avaliada foi 77%, sem variação em relação aos anos anteriores. Nas condições da simulação apresentada, a seleção para crescimento não interferiu na eficiência reprodutiva, permitindo a manutenção da TP durante todo período simulado, demonstrando que este critério de seleção pode ser aplicado sem prejuízos para a eficiência produtiva do rebanho.
Thesagro: Reprodução Animal
Crescimento
Gado de Corte
Simulação
NAL Thesaurus: beef cattle
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso-do-simulador-DECI.pdf82.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace