Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573986
Title: Avaliação de risco do agente causal da galha foliar em plantas ornamentais.
Authors: MARTINS, O. M.
OLIVEIRA, M. R. V. de
FERREIRA, V. A.
OLIVEIRA, I. C. S. de
Affiliation: OLINDA MARIA MARTINS, CENARGEN; MARIA REGINA VILARINHO DE OLIVEIRA, EMBRAPA; VIVIANE ARAGÃO FERREIRA; ISIS CAROLINA SOUTO DE OLIVEIRA.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4., 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais]. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
Description: Rhodococcus fascians, agente causal da galha foliar e de brotações desordenadas em inúmeras plantas ornamentais, é uma praga de importância econômica para inúmeros países exportadores de germoplasma para pesquisa ou flores para atender o comércio. Para o Brasil, é uma bactéria de relevância quarentenária sob controle oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que apresenta risco potencial de ser introduzida durante importações de sementes, bulbos, rizomas e tubérculos de plantas ornamentais e não-ornamentais, mudas, flores de cortes frescas, incluindo, folhagens, folhas, ramos cortados frescos ou secos. Como demanda decorrente do aumento do intercâmbio e de importações de grande volume de plantas ornamentais, realizou-se uma Análise de Risco de Pragas (ARP) para as regiões produtoras, com o objetivo de atender projetos de pesquisa da Embrapa. O potencial de introdução e dispersão da bactéria foi avaliado por meio de uma escala semi-quantitativa, baseada nas Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias (NIMFs 2 e 11), considerando a entrada, as vias de ingresso, o círculo de hospedeiras, as condições climáticas, o estabelecimento, a sobrevivência e conseqüências econômicas e ambientais. A bactéria sobrevive como epífita e se multiplica no meristema apical das plantas, no solo ou em restos culturais infectados. A ARP indicou elevado potencial de risco de introdução e dispersão da bactéria epífita em bulbos, rizomas ou outras partes vegetais, bem como em fase de infecção latente ou com sintomas em grande volume de ornamentais importadas. A avaliação de risco geral foi alta, indicando que medidas fitossanitárias específicas são recomendadas. A inspeção no porto de entrada não é suficiente para oferecer a segurança necessária na prevenção ou contenção da praga em ornamentais. Estes dados indicam a necessidade de se elaborar um plano de contingência para fortalecer medidas de segurança necessárias para a erradicação e contenção, caso a praga seja introduzida.
Thesagro: Bulbo
Meristema
Keywords: ARP
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
31879.pdf33.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace