Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574927
Título: Avaliação dos impactos econômico, social e ambiental do uso da alfafa em sistemas de produção de leite.
Autoria: VINHOLIS, M. de M. B.
MENDONÇA, F. C.
SIMÕES, M. A. R. E.
BARATTA, V. F. C.
CAGNIN FILHO, F. A.
Afiliação: MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; FERNANDO CAMPOS MENDONÇA, CPPSE; MARCELO AUGUSTO ROSSI E SIMÕES, CPPSE; VILSON FERNANDO CUBO BARATTA, CONFEPAR/LONDRINA; FÁBIO ANTÔNIO CAGNIN FILHO, CONFEPAR/LONDRINA.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 47., 2009, Porto Alegre. Desenvolvimento rural e sistemas agroalimentares os agromegócios no contexto de integração das nações: anais. Porto Alegre: Sober, 2009.
Conteúdo: Foram avaliados os impactos econômico, social e ambiental do uso da alfafa na produção de leite. Compararam-se dois sistemas de produção: a) confinamento com fornecimento de silagem de milho (seca) e pastejo rotacionado de forrageira tropical (chuvas); b) pastejo rotacionado de alfafa e suplementação com silagem de milho (seca), e pastejo rotacionado de alfafa e de forrageira tropical (chuvas). Utilizou-se a metodologia do sistema Ambitec, composto por indicadores sociais e ambientais agrupados em planilhas eletrônicas. Na análise econômica calculou-se o custo operacional efetivo (COE), do custo operacional total (COT), do custo total de produção (CT) e do lucro operacional (LO). Utilizou-se a análise de probabilidade para avaliar o risco econômico da adoção da tecnologia, por meio de uma função de lucro operacional. Os coeficientes técnicos utilizados foram fornecidos por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, com dados da unidade de demonstração da tecnologia, e por técnicos extensionistas e produtores rurais, com dados de propriedades dos Estados do PR e de SP. A tecnologia teve índice de 1,76 para o impacto social e índice de 0,43 para o impacto ambiental. O uso da alfafa reduziu em 40% o consumo de silagem de milho na estação seca e possibilitou a redução de 8% no teor de proteína bruta do concentrado, sem prejuízo da produção média das vacas em lactação (25 L/vaca.dia em ambos os sistemas). A introdução da alfafa na dieta (20% do consumo de matéria seca) reduziu em 9% e 7% o COE e o COT de produção de leite, respectivamente. Na análise de risco, o sistema sem alfafa teve LO de R$/L 0,26 (19,2% de probabilidade), com 81% de probabilidade de ser menor ou igual a este (zero a R$/L 0,26).
Thesagro: Alfafa
Impacto econômico
Palavras-chave: Produção de leite
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMMBV2009.00203.pdf200,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace