Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630743
Título: Distribuição de atividade microbiana e ciclagem de carbono em solo tropical heterogêneo.
Autoria: ÖSTERREICHER-CUNHA, P.
VARGAS JUNIOR, E. do A.
ANTUNES, F. dos S.
MOTHÉ, G. P. B.
GUIMARÃES, P. da S.
FERNANDO, A. B.
GUIMARÃES, J. R. D.
COUTINHO, H. L. da C.
Afiliação: PATRICIA ÖSTERREICHER-CUNHA, PUC-RIO; EURÍPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR, PUC-RIO; FRANKLIN DOS SANTOS ANTUNES, PUC-RIO; GEÓRGIA PEIXOTO BECHARA MOTHÉ, PUC-RIO; PRISCILLA DA SILVA GUIMARÃES, PUC-RIO; AMANDA BAIÃO FERNANDO, PUC-RIO; JEAN RÉMY DAVÉE GUIMARÃES, UFRJ; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 4., 2009, Rio de Janeiro. Resumos expandidos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. p. 582-586.
Conteúdo: O presente trabalho foca um solo residual jovem do Rio de Janeiro. A repartição heterogênea de duas feições principais gera uma diferenciação na atividade microbiana, influenciando a ciclagem de nutrientes e a degradação do C orgânico natural e xenobiótico. A disponibilidade de nutrientes, água e oxigênio seleciona populações com diferentes capacidades degradadoras em cada feição. O estudo relaciona as características mineralógicas e geotécnicas dos solos às da microbiota, ligando biomassa e atividade com teor, disponibilidade e utilização do C, assim como a distribuição da microbiota com as características físico-químicas do solo. A feição com menor atividade degradadora, menos C e água, suporta uma microbiota mais eficiente na assimilação do C, mais disponível e mais alocado na biomassa, possivelmente devido à melhor circulação de ar, água e nutrientes proporcionada pela maior porosidade do solo.
Thesagro: Solo
Solo Tropical
Palavras-chave: Atividade microbiana
Ciclagem de carbono
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Distribuicao-de-atividade-microbiana-2009.pdf356,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace