Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656302
Title: Multiplicação de Tapirira guianensis Aubl. (Anacardiaceae).
Authors: GUTIÉRREZ, I. E. M. de
CAMPOS, V. C. A.
NEPOMUCENO, J. R. F. de S.
LEDO, C. A. da S.
SANTANA, J. R. F. de
Affiliation: INGRID ESTEFANIA MANCIA DE GUTIÉRREZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; VANIA CELENE ALECRIM CAMPOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; CRISTINA FERREIRA NEPOMUCENO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; JOSÉ RANIERE FERREIRA DE SANTANA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...].Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
Description: A espécie nativa Tapirira guianensis, conhecida popularmente como "pau-pombo" possui importância ecológica, sócio-econômica e medicinal no país. Este trabalho objetivou comparar as respostas de diferentes explantes de T. guianensis ao tratamento com a citocinina BAP (benzilaminopurina) durante o processo de multiplicação. Foram utilizados três tipos de explantes: segmento cotiledonar, epicótilo e segmento nodal com 30 dias de germinadas in vitro em meio de cultura WPM. Esses foram inoculados em meio de cultura WPM acrescido de diferentes concentrações de BAP (0,0; 2,22; 4,44; 6,66 e 8,88 µM). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado no esquema fatorial 3 x 5, totalizando 15 tratamentos com 6 repetições. Aos 30 dias de inoculação foram avaliados o número de brotações/explante (NB), o número de folhas do maior broto (NF), o número de gemas do maior broto (NG), comprimento da maior brotação (CB) e comprimento da maior folha (CF). Observou-se efeito significativo da interação "explante x BAP" para todas as variáveis analisadas (p<0,01). Os melhores resultados para NB, NG, NF e CB foram obtidos em meio de cultura suplementado com 4,44 µM de BAP, com os seguintes valores, respectivamente, para segmento cotiledonar (3,18), (4,52), (1,73) e (1,22) e segmento nodal (3,45), (3,93), (2,31) e (1,13). O maior comprimento da folha obtido para segmento cotiledonar (0,67cm) foi obtido na ausência de regulador, enquanto que para o segmento nodal (0,70) foi obtido em meio acrescido de 2,22 µM de BAP. O epicótilo não foi responsivo a nenhum dos tratamentos, sendo necessário testar maiores concentrações e/ou outros reguladores. A multiplicação in vitro da T. guianensis pode ser realizada com sucesso em meio de cultura WPM acrescido de 4,44 µM de BAP.
Thesagro: Anacardiaceae
Organogénese
NAL Thesaurus: In vitro culture
Keywords: Tapirira guianenis
Cultivo in vitro
Citocinina
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Multiplicacao-de-Tapirira-guianensis-Aub-C197.pdf37.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace